“A aposta em água sempre dá certo”

Data: 11/07/2017

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, hoje, o Sistema de Abastecimento de Água na Vila de Morrumbene, distrito com o mesmo nome, província de Inhambane, um empreendimento que deverá abranger um total de 36.719 beneficiários.

Falando momentos após inaugurar o sistema, o Presidente Nyuisi disse que o sistema de água constitui uma aposta acertada e que deverá resolver a demanda dos residentes de Morrumbene. “A aposta em água sempre dá certo. Ninguém que não precisa de água. A água para consumirmos, cozinharmos, para fazermos o nosso dia-a-dia”, afirmou o Chefe do Estado.

O estadista moçambicano, que efectua uma vista de trabalho de três dias à província de Inhambane, elogiou o empreiteiro pela entrega da obra dentro do prazo, vincando que a população deverá comparticipar na manutenção da infra-estrutura, pagando o consumo da água. Com a contribuição, segundo Nyusi, poderá ser acelerado a busca de soluções para outras preocupações dos residentes.

“São tantos compromissos quando queremos prosseguir com o bem-estar das populações. Sempre uma solução resolve a outra, nomeadamente a entrada em funcionamento das fábricas, a restauração do sistema de abastecimento de água nas escolas, hospitais, etc”, disse.

Elogiou a UNICEF e a UE pela implementação do programa que, segundo o estadista, os resultados representam uma busca pela convivência em união e harmonia nos moçambicanos. “Toda a gente vai consumir esta água sem descriminação. E são estes projectos que são bem-vindos para a nossa sociedade”, frisou.

Orçado em cerca de 150 milhões de meticais (cerca de 2.4 milhões de dólares) e com uma rede de distribuição de um total de 56 quilómetros, o empreendimento enquadra-se no programa de Água, Saneamento e Higiene (AGUASANI), uma iniciativa do Governo moçambicano, através da Administração de Infra-estruturas, Água e Saneamento (AIAS), em parceria com a União Europeia (UE) e o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF).

Durante ano, o Sistema deverá fornecer cerca de 15 mil pessoas. Actualmente beneficia cerca de 7500 pessoas. O distrito tem um total de 152.517 habitantes e 60 por cento vive na Vila. AGUASANI visa, sobretudo, melhorar o acesso a água potável, aos serviços de saneamento, bem como as práticas seguras de higiene para os habitantes de Jangamo, Homoíne e Morrumbene.