MAPUTO, 29 DE JULHO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, recebeu hoje, em audiência, a Conferência Episcopal de Moçambique (CEM), representada pelo Arcebispo de Maputo, Dom João Carlos Nunes. À saída do encontro, o Arcebispo informou que o encontro com o Chefe do Estado destacou a importância do diálogo institucional e abordou temas centrais como a paz, a reconciliação nacional, o desenvolvimento inclusivo e o fortalecimento da juventude moçambicana.

“Viemos aqui enquanto presidência da Conferência Episcopal, representando cada um dos nossos irmãos bispos, portanto viemos em nome da conferência para saudar o mais alto dignitário da nação, Sua Excelência o Senhor Presidente, pois desde que tomou posse nunca tivemos esta oportunidade e hoje então viemos saudar”, afirmou Dom João Carlos Nunes.

Durante a audiência, os líderes católicos partilharam a sua leitura sobre os principais desafios que o país enfrenta, com destaque para o imperativo da cura social e do reforço da unidade nacional. “Tivemos a graça também de partilhar um pouco a situação do país no geral, as questões ligadas à paz, à reconciliação, à cura de muitas feridas, porque precisamos de nos dar as mãos, caminhar juntos para que, efectivamente, a paz, a reconciliação seja superada”, acrescentou o Arcebispo.

Outro tema abordado foi o desenvolvimento nacional, com ênfase na justiça social e inclusão. “Também falámos um pouco da questão do desenvolvimento, que seja um desenvolvimento sustentável, mas também que abranja a todas as pessoas, não seja exclusivista, quer dizer que tenha uns fora”, sublinhou.

O Arcebispo de Maputo anunciou ainda a realização da 3.ª Jornada Nacional da Juventude, um evento da Igreja Católica que reunirá jovens de todo o país entre os dias 8 e 13 de Dezembro, na cidade de Maputo. o evento reúne todos os jovens católicos do país, das 12 dioceses e não só, e também outros jovens que queiram participar, segundo explicou.

Dom João Carlos Nunes referiu que a audiência serviu também para sensibilizar o Chefe do Estado sobre o papel fundamental da juventude moçambicana na construção de um futuro assente em valores morais e éticos. “É um momento também de podermos implantar tudo aquilo que queremos, que é a juventude, que é o futuro e o presente do país, que possa beber os valores éticos, a moral, o bem-estar que nós todos precisamos. É uma juventude bastante positiva e isso passa por também estes encontros”. O Arcebispo concluiu revelando que o Presidente da República se mostrou sensibilizado com os temas apresentados e garantiu apoio à realização do evento juvenil. “Sua Excelência o Presidente da República, de facto, ficou muito contente e comprometido também. Comprometeu-se, de facto, a ajudar a Igreja na prossecução deste evento e não só, também reconheceu de facto que os problemas que nós trouxemos são problemas do governo e que juntos poderíamos trilhar caminhos que verdadeiramente possam alcançar os objectivos comuns que temos”.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*