PR já em Nova Iorque para Assembleia-Geral da ONU

Data: 18/09/2023
 
PR Nyusi participa na Reunião da Comissão sobre Construção da Paz a Nivel de Embaiadores em Nova Iorque-83

Foto do Arquivo GIPR

Nova Iorque (Estados Unidos da América), 18 de Setembro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, já está em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, onde vai participar a partir de hoje na 78ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

O evento acontece sob lema “Reconstruindo a Confiança e Reacendendo a Solidariedade Global: Acelerando a Acção na Agenda 2030 e os seus Objectivos de Desenvolvimento Sustentável Rumo à Paz, Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade para Todos”.

Na sede da ONU, os Chefes de Estado e de Governo e líderes mundiais irão debater e assumir compromissos para uma melhor abordagem dos desafios com que o mundo se confronta nas vertentes da paz e segurança internacionais e desenvolvimento económico e social.

À margem do evento, o estadista moçambicano participará no Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável (Cimeira dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS), no Debate Geral e na Cimeira sobre Ambição Climática.

O estadista moçambicano irá, também, manter encontros bilaterais no âmbito dos esforços de manutenção da paz e segurança internacionais, reforço das relações de amizade e cooperação entre Moçambique e as Nações Unidas, bem como com os demais Estados membros.

A Assembleia-Geral da ONU é uma reunião anual onde todos os 193 países-membros da organização participam na tomada de decisão e definição de políticas futuras, principalmente na luta para alcançar as metas da Agenda 2030 e colocar em prática os 17 ODS.

Consta entre os 17 ODS erradicar a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares (ODS1); erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável (ODS2); alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas (ODS5); garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos (ODS6); adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos (ODS13) e reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável (ODS17).