MAPUTO, 17 DE MAIO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, recebeu na tarde deste Sábado (17), no seu Gabinete de Trabalho, o Director-Geral Adjunto do Fundo Monetário Internacional (FMI), Bo Li, num encontro que marcou o reforço das relações entre Moçambique e aquela instituição financeira internacional.

Durante a audiência, Bo Li reiterou a vontade do FMI de continuar a apoiar os programas do Governo moçambicano, destacando os avanços alcançados em matéria de governação e reformas estruturais. “Estamos impressionados com as medidas já adoptadas, em particular a racionalização da máquina governativa e o combate vigoroso à corrupção, que estão em linha com os princípios e expectativas do FMI”, afirmou o dirigente.

Em declarações à imprensa após o encontro, Bo Li manifestou a satisfação do FMI pelo compromisso demonstrado pelo Presidente Daniel Chapo em assegurar uma gestão económica responsável, focada na transparência, na boa governação e no bem-estar das populações.

O encontro serviu, igualmente, para lançar as bases de um novo programa de cooperação entre Moçambique e o FMI, que poderá ser desenvolvido ainda no decurso deste exercício económico. Este programa visa reforçar o apoio técnico e financeiro a Moçambique, num contexto de recuperação económica e modernização da Administração Pública. A visita do alto responsável do FMI a Moçambique é vista como um sinal de confiança da comunidade internacional nos esforços reformistas do Governo moçambicano, liderado pelo Presidente Chapo, e uma oportunidade para alavancar novas parcerias em prol do crescimento inclusivo e sustentável.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*