Visita do PR à Itália resulta no contínuo apoio do PMA ao país

Data: 06/02/2024
 
PR Nyusi recebe em audiência Embaixadora Cindy MacCain, Directora-Executiva do Programa Mundial de Alimentação (PMA)-12

Roma (Itália), 29 de Janeiro de 2024 – A visita do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, à Itália resulta no reafirmar do compromisso do Programa Mundial de Alimentação (PMA) de continuar a cooperar com Moçambique na prestação de assistência humanitária e criação de resiliência nas pessoas para que sejam capazes de se susterem em casos de emergência ou desastres.

Moçambique e esta agência das Nações Unidas têm relações de cooperação que duram há mais de 44 anos. Face a esta longevidade, a Directora Executiva do PMA, Cindy McCain, numa audiência concedida em Roma pelo Presidente Nyusi expressou o orgulho da sua organização pelo apoio que tem estado a prestar a Moçambique não somente em assistência alimentar, como também na criação de resiliência nas pessoas para que elas próprias tenham capacidade de se sustentarem durante em situação de catástrofes.

Em declarações à imprensa no fim do encontro com o Presidente da República, Cindy McCain disse já estar em curso um trabalho junto do Governo moçambicano para apoiar o país caso se justifique nesta fase que enfrenta o fenómeno El Niño.

“Temos estado a trabalhar intensamente sobretudo na previsão, para que possamos saber onde este fenómeno vai afectar de modo a colocarmos os alimentos e todos os meios de apoio para que imediatamente se possam fazer chegar. E neste aspecto o Governo de moçambique tem sido muito colaborativo, tem cooperado muito, e por isso temos estado a ser bem-sucedidos na realização dessas acções”, disse a Directora Executiva do PMA.

Ainda em Roma, o estadista moçambicano reuniu-se com o Director Executivo da Agência Internacional de energia (ENEA), Fatih Birol, com quem discutiu acerca potencialidades que Moçambique tem em termos de energias.

Neste ponto de debate ficou evidente a questão da Estratégia Nacional de Energia, tendo o Executivo da ENEA sugerido o que pode ser feito para promovê-la junto de potenciais investidores e desta forma desenvolver o país e gerar o bem-estar social.

Fatih Birol falou com o Presidente Nyusi sobre a perspectiva de organização de uma conferência internacional em Paris (França) e que se vai debruçar em torno da chamada cozinha limpa. O evento vai ser copresidido pela Presidente da Tanzânia, Primeira-Ministra da Noruega e por si próprio. E convidou-o a juntar-se a esta iniciativa, dado que Moçambique leva a cabo iniciativas neste sentido.

“Estarão lá presentes dirigentes empresariais e de outros países, sobretudo na área de energias. Portanto, esta vai ser uma grande oportunidade para Moçambique projectar aquilo que é a sua estratégia e visão quanto a esta questão de transição energética e de cozinha limpa”, disse Birol em declarações aa imprensa moçambicano no fim do encontro com o Presidente da República.