“Tomamos a decisão de abolir vistos entre os nossos dois países” – Presidente da República
Maputo, 30 de Março de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse ontem, durante o Banquete de Estado oferecido ao seu homólogo queniano, que os dois Chefes do Estado tomaram a decisão de abolir vistos de entrada entre os dois países.
O Presidente Nyusi disse que os cidadãos dos dois países mantêm-se dignos da confiança em si depositada, contribuindo, com suor e dedicação, para a paz e o desenvolvimento dos seus países e da região, elevando, assim, o orgulho e a autoestima dos respectivos povos.
“Por isso a nossa imediata e espontânea decisão que hoje tomamos, de abolir vistos entre os nossos dois países em pleno Fórum Empresarial, significa a nossa vontade política de aproximar cada vez mais os dois povos, virado para a facilitação do desenvolvimento socio-económico com o envolvimento directo do sector privado”, afirmou.
Para o estadista moçambicano, são muitas as áreas de cooperação a explorar, destacando-se o turismo, a agricultura, a energia, as infra-estruturas, a economia azul, mineração, os portos e transporte aéreo, com atenção especial aos sectores de educação e de saúde, explorando no máximo a experiência queniana.
“Entretanto, é de particular importância que continuemos a elevar a qualidade das nossas relações político-diplomáticas, razão pela qual formulamos a Vossa Excelência, Senhor Presidente, o convite para estabelecer uma Missão Diplomática em Maputo. O recente Protocolo de Kigali, resultante dos entendimentos da última Cimeira Extraordinária da União Africana, é uma grande oportunidade para alavancarmos, na zona de comércio livre, as nossas relações comerciais”, explicou o Presidente da República.
