Presidente da República termina Visita Presidencial à Cabo Delgado

Data: 16/04/2018
 
Comício Palma

Maputo, 16 de Abril de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, terminou, ontem, a Visita Presidencial de quatro dias à Província de Cabo Delgado, onde trabalhou sucessivamente nos distritos de Balama, Muidumbe, Mueda, Ibo e Palma.

Falando à população no distrito de Ibo, o Chefe do Estado exortou à população local a trabalhar em prol da reconciliação nacional, para que haja paz efectiva no país, recorrendo à vigilância redobrada contra todas as formas e tendências divisionistas que ameaçam a unidade nacional.

O estadista aludiu ao caso do grupo de indivíduos que, fazendo-se passar por muçulmanos, atacou, em Outubro passado, alguns empreendimentos sócio- económicos no distrito de Mocímboa da Praia, causando mortes, destruição e pânico.

Ainda no Ibo, o Presidente da República inaugurou uma estância turística de capital privado, orçada em perto de um milhão de euros, tendo apelado, na ocasião, a uma maior agressividade na promoção do turismo nacional e no desenvolvimento de mais pacotes, produtos e serviços que promovam o turismo doméstico.

Recomendou aos operadores turísticos a investirem mais na formação dos seus colaboradores, envolvendo mais jovens e membros das comunidades locais, assegurando que o seu Governo vai continuar a apostar no desenvolvimento deste sector, em parceria com o sector privado e as comunidades.

Ainda no sábado, o Presidente Nyusi manteve um encontro com os pescadores nas Quirimbas, onde recomendou a intensificação da actividade, tendo garantido que o Governo vai alocar barcos a motor para incrementar a pesca, assim como sistema de frio para a conservação do pescado.

O Chefe do Estado visitou também a aldeia de Quitunda, local escolhido para reassentar famílias do povoado de Quitupo, movimentadas para dar lugar à implantação de infra-estruturas no âmbito do projecto de liquefacção de gás natural da Bacia do Rovuma.

Já no domingo, o Presidente Nyusi esteve em Palma, onde encurtou o comício popular programado para a Vila Sede do distrito devido à chuva, tendo prometido regressar brevemente para interagir com a população.

“Preciso muito falar convosco, mas as condições não permitem. Precisamos de falar dos bandidos que aterrorizam esta região e também falar de muitos aspectos sobre o desenvolvimento. Voltarei a Palma para falarmos com mais calma”, prometeu Filipe Nyusi.