Presidente Nyusi distinguido Campeão dos “BIG FIVE”
Gorongosa (Moçambique), 31 de Julho de 2024 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, foi hoje reconhecido pelo Ministério da Terra e Ambiente com o prémio "Guardião da Natureza" e "Campeão dos Big Five" como resultado do seu trabalho na protecção da vida selvagem.
O reconhecimento do Chefe de Estado acontece no quadro das celebrações do Dia Internacional do Fiscal de Florestas e Fauna Bravia, cuja cerimónia central decorreu no Parque Nacional de Gorongosa, na província de Sofala.
Na mesma ocasião, foram também premiados os fiscais que melhor se dedicaram no exercício das suas actividades em prol da defesa da biodiversidade.
O Presidente Nyusi ainda conduziu a integração de dois novos membros à sua "malta", com a colocação de coleiras a dois dos "Big Five": um leão (Master of Peace" e uma leoa (Madame Peace", que se juntam a "Mr Presidente", "Gentlemen", "Princess Innocent" e "Reconciliation".
Em resposta pelo reconhecimento, o agora campeão dos Big Five agradeceu pela distinção, que logo a seguir dedicou-a a todos os fiscais de floresta e fauna bravia do país, que diariamente dedicam o seu tempo na defesa da vida selvagem.
Comentando a respeito da efeméride em causa, o Chefe de Estado afirmou que esta é a forma que o mundo encontrou para reconhecer o trabalho, contributo, sacrifício e a dedicação dos fiscais.
"É o dia em que homenageamos os homens e mulheres amigos da natureza. Estamos todos em festa, porque cada um de nós está habilitado para ser fiscal, pois este é o protector da terra, da vida selvagem e do ambiente contra a perda da biodiversidade, extinção das espécies, desmatamento, queimadas, caça e pesca ilegais, entre outros crimes e riscos ecológicos", sublinhou.
O estadista prossegue com o seu elogio considerando o fiscal herói, mas um herói silencioso, que garante harmonia e tranquilidade nas áreas de conservação.
"O fiscal é o nosso guardião da totalidade do património natural. Por isso, dizemos: bem haja o nosso fiscal! Aproveito para, de viva voz, saudar o fiscal florestal moçambicanos em exercício nas nossas áreas de conservação em todo o território nacional por tudo que faz em prol da defesa da biodiversidade", referiu.
Na sua visão, as celebrações desta data constituem um momento em que todos são chamados para refletir sobre o papel dos fiscais de floresta e fauna bravia.
Ademais, considera igualmente ser dia de recordar e homenagear aqueles (fiscais) que perderam as vidas em defesa da natureza, em proteção da humanidade.
Segundo a Federação Internacional de Fiscais Florestais, os dados mais recentes, pelo menos de há um ano, indicam que 140 fiscais perderam a vida em todo o mundo no exercício das suas funções.