PR reforça apelo face à proximidade da época chuvosa

Data: 09/10/2023
PR reforça apelo face à proximidade da época chuvosa

Cidade de Maputo (Moçambique), 04 de Outubro de 2023 – Face à proximidade da época chuvosa em Moçambique, um período em que o país tem sido assolado por intempéries como cheias e inundações, ciclones e vendavais, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, exorta a todos os cidadãos a observarem com rigor as medidas de prevenção desses fenómenos.

No seu discurso aa nação por ocasião do 4 de Outubro, o Dia da Paz e Reconciliação, o Chefe de Estado garantiu que as medidas de precaução vão ser regularmente emitidas pelas entidades responsáveis.

Os eventos extremos resultantes da época chuvosa têm causado vítimas e destruição de infra-estruturas públicas e privadas, sobretudo as vias de acesso e culturas agrícolas. Ademais, trata-se de um período de incidência de doenças de origem hídrica como a cólera e diarreias, além da proliferação do mosquito responsável pela transmissão da malária.

Com isto, o estadista pretende que se previnam estas situações e que as populações desfrutem de um bem-estar, prosseguindo as suas vidas normalmente.

“Temos a indicação de que algumas zonas poderão ser assoladas pelos efeitos do fenómeno El Niño, com impaco da ocorrência da seca”, volta a advertir o Presidente, depois de, a 27 de Setembro, chamado atenção aos cidadãos, particularmente da zona sul do país, para estarem cautelosos e preparados para enfrentar o desafio causado pelas mudanças climáticas face à iminência do El Niño.

Na altura, o estadista descreveu um cenário em que as previsões meteorológicas indicavam que o país voltaria a observar este fenómeno natural, que pode resultar em chuvas normais com tendência para acima do normal no centro e norte do país, e chuvas normais com tendência para abaixo do normal, que podem originar alguns focos de seca na região sul.