MAPUTO, 02 DE JULHO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, e o Presidente da Africa50, Alain Eboibissé, reuniram-se nesta Quarta-feira, em Sevilha, Espanha, para debater o apoio da plataforma pan-africana de investimento em infra-estruturas a projectos-chave nos sectores da energia, transportes e tecnologias de informação e comunicação em Moçambique.

Durante o encontro, o Chefe do Estado reafirmou o compromisso firme do Governo moçambicano em consolidar parcerias estratégicas que impulsionem o desenvolvimento sustentável do país.

O Presidente da República recebeu propostas concretas de investimento para o país. “Assim, a minha audiência com Sua Excelência, o Presidente Chapo, centrou-se no apoio que propomos ao Governo de Moçambique e ao país, em projectos específicos, projectos de infra-estruturas no país. Discutimos projectos no sector energético. Também falámos de projectos no sector dos transportes e projectos nas tecnologias de informação e comunicação,” detalhou Alain Ebobissé, em declarações à imprensa no final da audiência concedida pelo estadista moçambicano.

O CEO da Africa50 tambem elogiou o Chefe do Estado pela decisão de acolher em Maputo a reunião geral dos accionistas da instituição.

“Uma das discussões importantes que tivemos foi também para agradecer a Sua Excelência, o Presidente Chapo, por acolher a reunião geral dos accionistas da Africa 50 em Maputo, em Agosto. Este será um evento onde reuniremos muitos países africanos, mas também participantes de fora de África, para mostrar o que está a acontecer nos projectos em Moçambique, bem como para falar sobre o que a Africa 50 tem feito pela África e por Moçambique,” acrescentou Ebobissé.

Esta reunião em Sevilha sucede a um encontro realizado em Abril, quando o Presidente da República já havia discutido com Alain Ebobissé oportunidades de investimento em infra-estruturas no país, reforçando a importância da cooperação entre o Governo e a Africa50 para o progresso sustentável de Moçambique.

O Presidente Daniel Chapo mantém-se assim empenhado em garantir que Moçambique aproveite o potencial das parcerias estratégicas para acelerar o desenvolvimento dos sectores cruciais para a economia nacional e para o bem-estar da população.

A Africa50, detida por 33 países africanos, incluindo Moçambique, e com participação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), tem como missão acelerar o desenvolvimento de infra-estruturas no continente. Com a realização da reunião geral dos accionistas da Africa50 em Maputo, o país estará no centro das atenções do continente africano e de investidores internacionais, abrindo portas para novas oportunidades de crescimento e modernização das infra-estruturas nacionais.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*