PR profere uma comunicação à Nação no âmbito da situação de emergência

Data: 15/02/2023
 
PR - Comunicacão a nacão - 14.02.2023

Maputo, 14 de Fevereiro de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, proferiu uma comunicação à Nação na sequência da situação de emergência que o país em geral vive, em particular, a cidade e a província de Maputo e que afectou mais de 39 mil pessoas.

Na ocasião, o Chefe do estado anunciou que 93 pessoas morreram de Outubro a esta parte em todo país, devido aos efeitos da presente época chuvosa e ciclónica, com destaque para as descargas atmosféricas.

Segundo o Presidente Nyusi, os óbitos foram registados nas províncias de Manica, Zambézia, Niassa, Sofala, província e cidade de Maputo e maioritariamente ocorreram na sequência de descargas atmosféricas.

Na sua alocução, o Chefe do estado revelou que o sector da Educação foi um dos mais afectados, onde, só na cidade de Maputo, 139 escolas, entre primárias e secundárias, foram afectadas com um total de 236.313 alunos, 8 mil professores, 2 mil funcionários não docentes, 13 escolas, sendo 1 secundária e 12 primárias que estão em situação crítica, deixando um total de 18.225 alunos sem condições de receberem aulas e 377 professores e 115 funcionários não docentes sem acesso a escola.

No sector de energia, o Governante referiu que mais de 18 mil quinhentos consumidores foram privados de corrente eléctrica.

Entretanto, o Presidente Nyusi orientou para criação de condições e desactivação gradual dos centros de acolhimento onde estão albergadas as vítimas das enxurradas, para evitar a propagação de doenças de origem hídrica.

No mesmo âmbito, segundo o Chefe do Estado, a assistência humanitária deverá priorizar as pessoas mais vulneráveis nos centros de acomodação.

“Face a situação de emergência no país decorre o processo de assistência humanitária dos afectados pelas inundações, onde afiguram-se como principais desafios assegurar a retoma das aulas e de outras actividades críticas nos locais afectados; assegurar medidas de segurança nos centros transitórios e de abrigo temporário por forma a evitar a situação de violência baseada no gênero e outro tipo de violência”, sublinhou.

Por outro lado, o Presidente da República anunciou a disponibilização de apoio no valor de 270 milhões de meticais para a mitigação e gestão de riscos de desastres.