PR enaltece homenagem da Guiné Equatorial a Oldemiro Baloi
Maputo (Moçambique), 05 de Agosto de 2024 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, considera justo e merecido o reconhecimento da Guiné Equatorial ao antigo ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Oldemiro Baloi pelo seu contributo na adesão daquele país da África Central à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A Guiné Equatorial homenageou recentemente o antigo ministro moçambicano com a “Medalha Comendador”, a mais alta distinção daquele país.
“Esta distinção não só enaltece a sua memória, mas também enobrece a diplomacia moçambicana que ele tão honrosamente representou. A homenagem prestada ao nosso saudoso ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação é um testemunho do seu legado duradouro e continuará a inspirar as futuras gerações”, considerou o estadista, discursando hoje, em Maputo, na abertura da III Reunião de Alto Nível da Comissão da África Oriental e Austral sobre a Droga (ESACD).
Ainda de acordo com o Chefe de Estado, a dedicação e mestria diplomática demonstradas pelo antigo ministro foram fundamentais para a admissão da Guiné Equatorial à comunidade lusófona em 2014 numa reunião decisiva em Dili, Timor Leste.
O Presidente Nyusi afirma igualmente que através deste acto Moçambique fortaleceu laços de cooperação com Guiné Equatorial.
“Orgulha-nos como moçambicanos [...] pelo impacto que teve na arena internacional”, sublinha o governante.
Oldemiro Baloi foi ministro dos Negócios estrangeiros e Cooperação entre 2008 e 2017. Faleceu em Abril de 2021 vítima de doença.