“Malária é uma das grandes razões do absentismo do trabalhador” – PR
Sabié, 28 de Abril de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse hoje no Posto Administrativo de Sabié, Distrito de Moamba, que a malária é uma das grandes razões do absentismo dos trabalhadores.
“São cerca de 11 dias de tratamento, e ninguén pode ir trabalhar na condição de doente. Por isso temos que tomar medidas preventivas para eliminar a possibilidade de ter malária”, aconselhou o Chefe do Estado.
Segundo o Presidente Nyusi, na época passada, o Distrito de Moamba teve 3300 casos de malária, e esta época o número de casos quase duplicou, por causa de práticas que propiciam a propagação desta doença.
“Quando distribuimos redes mosquiteiras para uso na defesa contra o mosquito causador da malária, há alguns que não usam e isso é ser mau para a própria saúde”, disse o estadista.
A malária, segundo o Presidente da República, está a matar muitas crianças, e os pais são cúmplices porque as aquelas não sabem como se defenderem da doença. Os adultos, com suas práticas irresponsáveis, estão a contribuir para a morte de crianças, pois não tomam medidas apropriadas para defendê-las da malária.
“A malária ataca a mulher grávida e provoca muitos problemas na gestação, e sabemos que ela precisa de ser protegida, pois precisa de cuidados especiais, e se não tomarmos medidas adequadas e conhecidas para evitar a malária, estamos a contribuir para a morte da mulher grávida e da vida que ela carrega”, acrescentou o Presidente Nyusi.
O Chefe do Estado disse também que há aqueles que quando se quer fazer fumigação, resitem. Nos quintais e nas ruas há necessidade de fazer limpeza e remover as águas estagnadas, pois esse é foco para a propagação da malária.
“A nossa acção é essencial para uma ambiente são. E é preciso saber que essa fumigação visa diminuir o mosquito causador da malaria, e a nossa colaboracao é essencial”, disse.
Num outro desenvolvimento o Presidente Nyusi informou à população que a malária trata-se. “Se alguém se sente mal, que vá ao posto médico e apresenta os sintomas, e o técnico de saúde vai detectar se é malária ou não, e vai prescrever a medicação. Não fique em casa, pois a malária não ytratada pode matar”, instou o Chefe do Estado.
O Presidente Nyusi ainda informou que na Província de Maputo, os Distritos de Moamba e Manhiça, são os que apresentam altos índices de malária, e a tomada de medidas preventivas é que é o melhor caminho para eliminar essa prevalência, assim como recorrer ao hospital no caso de se sentir mal.
