Chefe de Estado em Nairóbi para Cimeira de Clima em África

Data: 04/09/2023
 
PR chegada Quenia

Nairóbi (Quénia), 04 de Setembro de 2023 – A cidade de Nairóbi, a capital queniana, acolhe hoje e amanhã a Cimeira da Acção Climática em África, a realizar-se com a participação do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, entre outros estadistas e Chefes de Governo do continente; o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres; líderes de organizações internacionais e demais convidados.

O evento, a decorrer no Centro Internacional de Conferências Jomo Kenyatta, é co-organizado pelo Governo do Quénia e pela Comissão da União Africana no quadro da Decisão da Conferência desta organização continental adoptada durante a 36ª Sessão Ordinária da Assembleia do organismo, realizada a 19 de Fevereiro de 2023.

Segundo consta do programa, o Presidente Nyusi vai intervir na sessão de abertura da Cimeira logo após o discurso do estadista anfitrião, William Ruto.

O Chefe do Governo moçambicano voltará a intervir num segundo momento, quando já for a Sessão de Anúncio sobre Mercados de Carbono em África, e desta vez depois do discurso do Presidente da República do Malawi, Lazarus Chakwera, por sinal o primeiro da plenária.

Nesta sessão vão discursar também o Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, e o antigo Presidente da Colombia, Ivan Duque.

O Presidente moçambicano irá ainda discursar num terceiro momento, já no debate sob lema “Abrindo o Potencial da Economia Azul Regenerativa em África e Além”, num painel, o primeiro, em que também estão previstos os discursos de António Guterres, do Presidente de Seychelles, Wavel Ramkalawan, e do Campeão de Alto Nível do Clima e Presidente da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, acrónimo em inglês), Razan Al Mubarak.

No âmbito desta visita de dois dias a Quénia, o Presidente vai manter encontros bilaterais.

De referir que o Presidente da República participa nesta Cimeira de Acção Climática em África ainda na qualidade de Campeão da União Africana para a Gestão do Risco de Desastres Naturais.