Presidente da República mantém conversações com Alain Berset
Maputo, 01 de Março de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manteve conversações oficiais com o seu homólogo suiço, Alain Berset, no quadro da visita oficial que efectua à Confederação Suiça.
A questão da paz em Moçambique foi um dos assuntos que norteou as conversações havidas em Berna. Entretanto, a Suíça garante que vai continuar a prestar apoio multiforme ao processo de paz em Moçambique, até ao alcance de uma solução para o problema.
Em declaração à imprensa, os dois líderes, afirmaram que no encontro foram abordados aspectos de cooperação bilaterais e multilaterais. Na ocasião o Presidente da Confederação Suiça disse que, as províncias do norte de Moçambique constituem uma prioridade para o seu Governo, devido à localização geográfica.
O Presidente Berset, deu a conhecer a existência de sete milhões de francos suiços para serem investidos no país em diversas áreas, de modo a impulsionar os esforços do Governo de Moçambique de desenvolver o país.
Para o Presidente Nyusi, ao priorizar a zona norte para investir, a Suíça abriu, igualmente, espaço para os demais parceiros investirem em outros pontos do país.
No âmbito da cooperação económica, foram assinados vários acordos, entre os quais o acordo de transporte aéreo, que poderá reforçar a cooperação entre os dois povos e países, rumo à consolidação da sua amizade.
Em suma, Filipe Nyusi e Alain Berset manifestaram o desejo de consolidar a relação de cooperação e amizade de mais de 40 anos, existentes entre as duas nações. Alain Berset sublinhou que Moçambique tem muito potencial e a Suíça pretende estreitar cada vez mais a cooperação.
Sobre o balanço da visita àquele país, o estadista moçambicano afirmou que é positivo, destacando os trabalhos feitos com algumas organizações como a Apple, UNISIDA, imigração internacional, Organização Mundial do Comércio entre outros.
Ainda no balanço da sua visita, durante a conferência de Imprensa, o Presidente da República falou do encontro que teve com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, que foi um marco importante na interacção com importantes instituições da Organização Mundial das Nações.
O Chefe do Estado realçou o contacto bilateral que realizou com o Presidente da Suíça, em que discutiram os problemas dos dois países, transmitindo as informações que são úteis e que servem de experiencia para as duas nações.
O Presidente disse que a Suíça está a ser determinante no processo das negociações para o alcance da paz efectiva em Moçambique. “A Suíça resolve os problemas evitando-os“
No aspecto económico-social a Suíça tem uma participação fundamental no país, e vai colaborar no sector de água, educação e Saúde na zona Norte do país.
No encontro com o Chefe do Estado suíço, o prato forte, foi a necessidade do país participar no desenvolvimento e investimento em Moçambique, enaltecendo o contrato celebrado entre a Câmara de Comércio da Genebra e a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).
Finalizando, o Chefe do Estado realçou que a visita a Suíça foi de muito sucesso e cordialidade, e estabeleceu uma aproximação directa entre os dois países, criando uma afinidade entre os governantes.
