PR mantém conversações oficiais com homólogo da Zâmbia

Data: 05/04/2023
 
WhatsApp Image 2023-04-05 at 15.27.32

Maputo, 04 de Abril de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manteve conversações oficiais com o seu homólogo da República da Zâmbia, Hakainde Hichilema, que efectua uma Visita de Estado ao país, de 04 a 06 de Abril de 2023.

Durante as conversações, os dois governantes usaram a ocasião para aprofundar e consolidar as relações históricas de amizade, boa vizinhança, solidariedade e cooperação bilateral, bem como trocar impressões sobre a situação dos dois países, da África Austral, do continente africano e do mundo em geral.

Na ocasião, os Estadistas saudaram a reactivação das sessões da Comissão Mista Permanente entre Moçambique a Zâmbia, dez anos depois da sua última reunião, onde alcançaram consensos nas áreas de Defesa e Segurança, Indústria e Comércio, Transportes e Comunicações, mineração, agricultura, tendo direcionado as discussões para aspectos concretos.

 No âmbito da visita, os Chefes de Estado testemunharam, igualmente, a assinatura de instrumentos jurídicos bilaterais para fortalecer o intercâmbio no sector da Comunicação Social.

Sobre o assunto, o Presidente Nyusi sustentou em Conferência de Imprensa que a democracia e a liberdade de expressão existem em África “porque os governos permitem”, considerando que as pessoas são livres para emitir a sua opinião.

Segundo o Chefe do Estado, a liberdade de expressão nos países africanos ganhou forma durante os anos de independência e o continente atravessa uma nova era.

“A palavra democracia não existia. Hoje as pessoas podem falar como querem, livremente. Há casos de países africanos que exercem melhor a liberdade de expressão, quando comparadas com as nações que sempre foram apontadas como exemplo internacional”, referiu.

No que tange aos sectores dos Transportes e Comunicações, o Chefe do Estado referiu que os dois países estão numa fase de finalização para o lançamento de voos regulares entre Maputo e Lusaka

“Há ideias de construirmos juntos os aquedutos para o transporte de óleos e outros combustíveis ou mesmo uma ligação ferroviária que seja directa de um país para outro. Exploramos também a experiência do Presidente Hichilema na área empresarial e apuramos que juntos podemos mobilizar investimentos para os projectos regionais que são comuns”.

No entender o Chefe do Estado moçambicano, a visita do Presidente Hakainde Hichilema está orientada para os resultados e não simplesmente uma visita de amigos.