PR inaugura Central Fotovoltaica de Mapulanguene

Data: 11/05/2023
 
PR na inauguração da Central Fotovoltaica de Mapulanguene (9)

Maputo, 11 de Maio de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou hoje, no distrito de Magude, província de Maputo, a Central Fotovoltaica do Posto Administrativo de Mapulanguene, no âmbito do Programa Nacional de Energia para Todos (PROENERGIA), que visa garantir o acesso à energia para mais moçambicanos.

A central hoje inaugurada possui uma extensão de rede de cerca de 7 km, com a capacidade de produção de 100 kw de energia, financiada pelo Orçamento do Estado em mais de 79 milhões de meticais, prevendo-se para a primeira fase do projecto, cerca de 209 ligações, maioritariamente às residências.

“Acabamos de inaugurar uma importante infra-estrutura de produção de energia elétrica, construída pelo Fundo de Energia (FUNAE), que seguramente irá contribuir para o aumento da renda das famílias de Mapulanguene e, por conseguinte, melhorar a qualidade de vida dos beneficiários, através das oportunidades que, a partir de agora, se abrem’’, declarou o Presidente Nyusi.

Segundo o Chefe do Estado, o objetivo central é impulsionar o surgimento de novas e melhores oportunidades para as actividades produtivas, nos domínios da agricultura, indústria, pesca, incluindo a aquacultura, turismo, entre outras.

Durante o seu discurso, o estadista realçou os aspectos que considerou fundamentais na visão do plano económico, com destaque para a aposta na capacidade de oferta com geração de 600 MW no actual quinquénio; construção das linhas de transporte de energia eléctrica; e a reafirmação de Moçambique como polo energético na região da SADC.

No que concerne ao Programa de Electrificação dos Postos Administrativos, já foram electrificados, de 2020 a esta parte, cinquenta Postos Administrativos, sendo quarenta através da Rede Eléctrica Nacional e dez por meio de sistemas fora da rede, alcançando assim o marco de Postos Administrativos alimentados por soluções energéticas renováveis fora da rede pública de energia.

“Para este ano, em linha com o nosso Plano Económico, Social e Orçamento do Estado - 2023, a meta da EDM é ligar trezentos e cinquenta mil novos consumidores e elevar a taxa de cobertura dos actuais 49% para 53% até ao final do presente ano, contribuindo, desta forma, para o alcance da meta de cobertura de 64% até 2024’’, anotou o Presidente da República.

Aos residentes de Mapulanguene, o estadista apelou a participarem, de forma activa, na vigilância e denúncia dos casos de roubo, bem como, do uso indevido das infrae-struturas.

A central de Mapulanguene, de modelo contentorizado, constitui uma nova abordagem adoptada pelo FUNAE com vista a acelerar a concretização dos compromissos assumidos no quadro do PROENERGIA, visando garantir o Acesso Universal à Energia até 2030.

‘’Acreditamos que este novo paradigma do FUNAE constituí, por si só, um alicerce que vai conferir maior sustentabilidade aos programas que o Governo está a levar a cabo no sector de energia, em todo o território moçambicano’’, concluiu.