PR exige de Farnela criatividade nas funções de SE da província de Tete

Data: 22/08/2024
PR exige de Farnela criatividade nas funções de SE da província de Tete

Maputo (Moçambique), 20 de Agosto de 2024 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, orientou hoje ao novo Secretário de Estado (SE) da província de Tete, Rolinho Manuel Farnela, a emprestar o seu saber para a exploração sustentável das elevadas potencialidades que a região possui para o benefício das populações locais e do país como um todo.

A orientação do Chefe de Estado surge na sequência da tomada de posse de Rolinho Farnela,  que substitui ao cargo Elisa Zacarias.

“Use a sua inteligência e criatividade para a população de Tete tirar o maior proveito das suas riquezas. Para tal, procure sempre criar bom ambiente com o sector produtivo (público e privado), as comunidades e toda a sociedade civil”, disse o estadista no seu discurso de ocasião.

Conforme explicou o Presidente Nyusi, o perfil profissional e carácter enquanto cidadão influenciaram a preferência por Rolinho Farnela para assumir o cargo nesta derradeira fase do presente quinquénio.

Por isso, o governante está confiante que o agora secretário de Estado da província de Tete vai desempenhar as novas funções com a mesma dedicação, entrega e competência demonstradas enquanto assumiu a função de Vice-Ministro do Trabalho e Segurança Social.

Compete à figura de Secretário de Estado na província desempenhar funções exclusivas da soberania do Estado, bem como fazer a supervisão dos serviços do Estado não adstritos aos órgãos de governação descentralizada provincial, nem às autarquias locais dentro da respectiva jurisdição.

Para a materialização com sucesso destas atribuições, o Presidente da República considera imperioso que Rolinho Farnela estude o conjunto de normas orientadoras designadas Pacote da Descentralização para agir sempre dentro dos ditames legais.

“Mas, mais do que a leitura da legislação, a chave para o sucesso da sua missão está no seu dinamismo, espírito de trabalho em equipa, na humildade e na contínua vontade de aprender cada vez mais”, refere o Chefe de Estado, sublinhando ainda ser importante dominar os mecanismos de articulação com os outros órgãos de governação de província.

O Presidente da República aproveitou a ocasião para saudar o empenho e a contribuição da ex-secretária de Estado, Elisa Zacarias, que “não mediu esforços para assegurar a implementação com sucesso dos programas de governação na província de Tete”.