TROIKA reconhece progressos da segurança em Moçambique

Data: 17/08/2023
 
Troika

Maputo, 17 de Agosto de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, participou ontem, em Luanda, na reunião da TROIKA, que antecedeu a cimeira dos Chefes de Estado e do Governo, onde o Secretário-Geral da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reconheceu progressos assinaláveis em termos de segurança na província de Cabo Delgado.

Elias Magosi, Secretário-Executivo da SADC, referiu que o restabelecimento da segurança no país resulta do sucesso obtido na luta contra as ações dos terroristas desencadeado pelas   Forças de Defesa e Segurança (FDS), com o apoio da Missão Militar conjunta da SADC (SAMIM) e das forças do Ruanda.

O diplomata anotou a abertura de corredores seguros de circulação de pessoas e bens, bem como o regresso das populações aos distritos anteriormente afectados, assim como a reinstalação de instituições públicas e privadas.

O Secretário-Executivo destacou, igualmente, o sucesso de cooperação existente entre todos os Estados-membros que, dentre outras acções permitem a manutenção da força da SAMIM que está a ter um desempenho extraordinário na missão que lhe foi confiada de lutar contra o terrorismo.

"A SADC vai continuar a monitorar a situação, bem como apoiar incondicionalmente até que a paz se restabeleça em definitivo à província de Cabo Delgado. Na verdade, o que a SADC pretende é uma paz definitiva em todos os países da região austral", disse.