PR reconhecido pelo Banco Mundial pelo investimento na juventude

Data: 26/07/2023
 
IMG-6183

Dar-es-Salaam, 26 de Julho de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, foi reconhecido pelo Banco Mundial como um dos que mais investem para o empoderamento da juventude, com destaque para jovens raparigas, apontando os programas como “EMPREGA”; “Meu kit, Meu Emprego” e “Eu Sou Capaz”, como inovadores e de impacto sócio-económico no seio da juventude.

O Chefe do Estado terminou hoje a sua participação na Cimeira dos Chefes de Estado sobre o Desenvolvimento do Capital Humano em África, tendo intervindo num painel subordinado ao tema: “A prosperidade da África depende de sua demografia jovem: Como África pode utilizar plenamente sua população jovem para alcançar a Agenda 2063”.

Na sua intervenção, o estadista moçambicano apontou para a necessidade da harmonização da planificação entre os vários programas multilaterais com as planificações nacionais, de modo a haver capacidade de execução concomitante em termos orçamentais.

“Por exemplo, a África definiu a estratégia 2063 “A África Que Queremos”, que é um quadro estratégico comum para o crescimento inclusivo e desenvolvimento sustentável do continente, e a ONU tem a Estratégia 2060, que são os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Essas políticas precisam de ser harmonizadas, não só entre elas, mas com os planos nacionais dos países”, disse o estadista.

Para o Presidente Nyusi, investir é algo transversal como compromisso politico, pois não é só direcionar o investimento somente na educação, mas o investimento deve ser de acordo com a proporcionalidade orçamental, contando com outros sectores, anotando, porém, que é preciso investir no capital humano pois é investir no futuro e no desenvolvimento do continente.

O Chefe do Estado moçambicano foi um dos convidados de honra do evento, e os organizadores anunciaram a inclusão de Moçambique no Projecto Regional de empoderamento da Rapariga e Mulher cuja implementação terá o seu início no próximo ano.