
MAPUTO, 09 DE MAIO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, manifestou esta Quinta-feira, em Dar es Salaam, na Tanzânia, o seu entusiasmo com o projecto ferroviário de Bitola Standard, uma moderna linha de comboio eléctrico, considerando-o um exemplo inspirador para os países da África Austral. Fez estas declarações após uma visita à Estação Principal da ferrovia, onde o Chefe do Estado se fez acompanhar pela Primeira-Dama, Gueta Selemane Chapo.
“É uma boa impressão, nós achamos que são projectos bastante importantes para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o governante, sublinhando o impacto do projecto ferroviário tanzaniano na mobilidade, segurança e dinamização económica.
O Presidente da República sublinhou ainda que a iniciativa, iniciada durante a presidência de John Pombe Magufuli, visa integrar os países da região, ultrapassando as fronteiras nacionais.
Durante o percurso pela estação, o estadista realçou que a ferrovia eléctrica permite à população viajar em “perfeitas condições”, destacando aspectos como a segurança, rapidez e o alívio do tráfego rodoviário. “O nível das estradas não é o mesmo nível de comboio eléctrico, daí que também achamos que é um projecto bastante importante para o desenvolvimento do país, das cidades e dinamizar a economia”, afirmou.
Instado sobre a possibilidade de Moçambique adoptar uma solução semelhante, o Chefe do Governo foi peremptório: “Sim, nós já estamos a trabalhar neste projecto”.
Ademais, também recordou que a iniciativa já é de conhecimento público e tem sido acompanhada com expectativa. “Já ouviram […] que nós estamos a trabalhar a todo o gás para vermos se começamos a materializar o projecto”, disse, reiterando o compromisso do Governo em avançar com soluções modernas para os desafios de mobilidade urbana.
De forma pragmática, o governante admitiu que o projecto poderá iniciar-se em fase piloto, com foco na região do Grande Maputo. “Pode não começar de dimensão nacional logo à primeira, mas pelo menos o Grande Maputo, resolver os problemas de transporte no Grande Maputo”, explicou. A ligação entre Maputo, Matola e Marracuene foi apontada como prioritária para aliviar o trânsito na capital.
“Achamos que na primeira fase a questão relacionada com a ligação de Maputo-Matola, Maputo-Marracuene é bastante importante para descongestionar o trânsito ao nível da capital do país, um projecto deste género e desta dimensão”, concluiu o Presidente moçambicano, evidenciando a visão de longo prazo do Executivo para modernizar a infra-estrutura de transporte. Ainda no mesmo dia, o Presidente da República visitou o Centro Histórico da Libertação Africana, uma instituição que preserva a memória das lutas pela independência no continente. A participação do Presidente Chapo nesta actividade simbolizou o reforço dos laços históricos e políticos entre Moçambique e a Tanzânia, na véspera do encerramento da sua visita oficial ao país vizinho.