PR lança pedra para estrada Angoche-Nametil

Data: 07/09/2023
 
Estrada angoche

Nampula (Moçambique), 07 de Setembro de 2023 – Estão agora em curso as obras de asfaltagem da estrada Angoche-Nametil, na província de Nampula, depois do lançamento da pedra pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, num marco que representa o comprometimento do Governo na busca de melhores condições para a população.

Trata-se de um troço de 98 quilómetros e cujas obras vão durar 26 meses. A asfaltagem da infraestrutura acontece em resposta à promessa feita pelo estadista em 2020 aquando da inauguração da estrada Nametil.

O Chefe de Estado explicou na altura que não podia avançar com o troço restante porque o financiamento dos parceiros de cooperação não seria suficiente, mas disse que não iria descansar enquanto não concluísse a parte que faltava.

Dirigindo-se a populares durante a cerimónia, o Presidente da República pediu paciência, garantindo que em breve verão os avanços no âmbito da construção da estrada.

A população mostrou-se preocupada com a circulação de pessoas e bens durante os mais de dois anos de duração das obras, ao que o Chefe de Estado acalmou, garantindo que já está em curso, a abertura de vias alternativas.

O troço cujas obras acabam de arrancar atravessa um rio numa extensão de cerca de 168 metros. Já houve ponte no local, mas esta foi destruída em resultado da passagem de um ciclone em 2015. Sobre isto, o Presidente Nyusi prometeu a reposição da ponte.

“Agora eu vou fazer a estrada com esta ponte para ligar a Angoche, porque no tempo da chuva vocês não conseguem passar”, disse o estadista.

A asfaltagem da estrada Angoche-Nametil representa ainda um compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. O projecto não inclui apenas a estrada em si, é também sobre responsabilidade social e promoção do bem-estar das comunidades locais.