PR exige soluções inovadoras para fortalecer segurança social em Inhambane

Data: 14/12/2023
 
PR Nyusi inaugura o Edifício do INSS em Maxixe-14

Maxixe (Moçambique), 12 de Dezembro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, encorajou hoje o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) – Delegação Provincial de Inhambane – a continuar a apostar em soluções inovadoras para corresponder aos desafios que o mercado de trabalho impõe, com destaque para a diversificação da mão-de-obra.

O estadista fez este encorajamento na cerimónia de inauguração do novo edifício onde passa a funcionar a Delegação Provincial do INSS, uma infra-estrutura imponente, moderna e resiliente construída de raiz na cidade da Maxixe para melhorar o atendimento aos utentes.

Na ocasião, destacou os ganhos registados como resultado da reforma legislativa ocorrida na protecção social, particularmente no domínio da Segurança Social Obrigatória, que possibilitou a entrada de novos grupos socioeconómicos, em particular os do segmento de trabalhadores por conta própria.

“Muitos estão a aderir, mas podem ainda mais aderir porque as vantagens são enormes”, frisou.

O Presidente Nyusi encorajou ainda o INSS a nível desta província a continuar a trabalhar no mapeamento dos diferentes ramos de actividade do sector produtivo da economia para encontrar os mecanismos que permitam trazer para o sistema os trabalhadores de todos os estratos sociais e sectores de actividade de modo a estarem cobertos pelo sistema e, por essa via, garantir o seu futuro condigno e dos seus dependentes.

Ademais, incentivou a entidade gestora do sistema de segurança social para que continue a investir no aprimoramento, apetrechamento e consolidação das várias funcionalidades do Sistema de Informações da Segurança Social de Moçambique (SISSMO), notado que esta plataforma pode fazer muito mais.

“Para tal, é preciso divulgar e preparar as pessoas para o seu uso, particularmente na componente da segurança, tomando em conta os desafios emergentes na segurança cibernética”, disse o estadista acerca deste mecanismo lançado em Maio de 2017 através da plataforma M-Contribuição para facilitar a vida ao utente, eliminando a necessidade de se deslocar aos balcões de atendimento do INSS.

A intervenção do Chefe de Estado na cerimónia inaugural da Delegação Provincial do INSS de Inhambane decorreu sob o lema “O turismo como factor de empregabilidade, de criação de renda para as famílias e de protecção social”.

Depois de apresentar um breve contexto da situação do turismo na província de Inhambane, o Presidente da República considerou o turismo como uma actividade transversal que gera sinergias para outros sectores económicos, garantindo empregabilidade e criando renda para as famílias.

Por isso, instruiu aos gestores do INSS a tirarem o maior proveito da enorme cadeia de valor gerada pelo sector turístico para robustecerem o sistema de segurança social.

Dados divulgados pelo estadista indicam que em 2015 a Delegação Provincial do INSS de Inhambane contava com 3.687 entidades empregadoras registadas no sistema, e até o primeiro semestre do corrente ano o número subiu para 8.761 empresas, representando um crescimento de 121 por cento.

Em relação aos trabalhadores que entraram no sistema no mesmo período, o número passou de 49.662 para 105.805, representando um crescimento de 113 por cento.

Este crescimento, conforme explicou, resulta de uma dinâmica positiva da economia, onde o turismo é um dos sectores que mais contribuíram.

Ainda em 2015, a província de Inhambane contava com 1.667 pensionistas nas suas diferentes categorias (por velhice, invalidez e sobrevivência), mas volvidos cerca de oito anos já conta com um universo de 4.165 pensionistas, o que significa uma subida na ordem de 150 por cento.