PR encoraja jovens a capitalizar as oportunidades upara gerarem riqueza

Data: 08/09/2023
 
PR Nyusi participa na Gala de Premiacao Jovens Criativo-48

Chimoio (Moçambique), 08 de Setembro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, encoraja os jovens moçambicanos a capitalizarem as potencialidades e oportunidades existentes à sua volta para gerarem riqueza, buscando sempre explorar o seu talento e criatividade.

O estadista falava hoje na cidade de Chimoio, província de Manica, durante a nona Gala do “Prémio Jovem Criativo”, um evento através do qual anualmente o Governo enaltece a força, inteligência e a criatividade dos jovens como factores impulsionadores do desenvolvimento do país.

“Vocês são o garante da continuidade das gerações, e, como tal, devem agir de forma consciente e organizada, adotando atitudes responsáveis em prol da melhoria das condições de vida das vossas comunidades”, orienta.

O Chefe de Estado reconhece que a juventude tem desempenhado um papel decisivo, desde a resistência secular contra a invasão estrangeira, passando pela luta de libertação nacional na defesa da pátria e, hoje, na construção da nação moçambicana.

Explica que é em reconhecimento disso que o Governo prioriza o empoderamento da juventude promovendo o seu envolvimento activo na busca de soluções aos problemas que os jovens e os moçambicanos enfrentam.

“Com este tipo de programas, esperamos induzir os jovens a deixarem de serem pessoas passivas que apenas reclamam por soluções que devem ser trazidas pelo Governo e ou por outras entidades. Não é que o Governo vai-se demitir da sua função, mas o jovem é que pode fazer, pode realizar e tem que pensar”.

Na visão do Presidente da República, a aposta nas actividades tradicionais como a agricultura, pesca e pecuária deve constituir um legado geracional forte para a juventude, dado que Moçambique apresenta grande potencialidade nestas áreas.

E como garante da continuidade das gerações, o governante orienta aos jovens a agirem de forma consciente e organizada, adotando atitudes responsáveis em prol da melhoria das condições de vida das comunidades.

“Os jovens que queremos que sejam empreendedores, inovadores e criadores qualificados devem assumir-se como agentes transformadores que consolidam o nível que conquistaram e gerando um efeito multiplicador para influenciar o surgimento de mais jovens empreendedores”, disse, deixando a seguir uma série de recomendações.

No rol das recomendações, consta que os jovens devem maximizar a situação económica que mostra sinais de recuperação depois da pandemia da Covid-19, engajando-se no aumento de produção e produtividade.

Os jovens devem ainda capitalizar as medidas do Pacote de Aceleração Económica, aproveitando as facilidades fiscais e não fiscais para criar oportunidades tangíveis na geração de postos de empego e da renda familiar.