PR discute entrada de Moçambique no primeiro programa de digitalização da Microsoft

Data: 20/09/2023
 
microsoft

Nova Iorque (Estados Unidos da América), 20 de Setembro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, reuniu-se hoje com o director do Programa de Desenvolvimento Digital da Microsoft, André de Aragão Azevedo, para discutir a possibilidade de cooperar com Moçambique no domínio da transformação digital logo no primeiro programa da iniciativa.

A Microsoft tem um ovo programa de desenvolvimento digital criado com o objectivo de apoiar os países na aceleração da digitalização e trazer uma série de benefícios para os países em desenvolvimento.

Para o desenvolvimento deste programa, a empresa de tecnologias digitais está neste momento no processo de identificação dos primeiros países com quem vai trabalhar.

“É o primeiro ano do programa, o ano do lançamento. Moçambique neste momento está posicionado como um dos países na linha da frente em termos de avançar para o programa. Foi um pouco sobre isto que discutimos”, disse o director do programa logo após encontro com o Chefe de Estado.

André Azevedo de Aragão mostrou-se entusiasmado a alinhar na cooperação com Moçambique, por ter notado “uma vontade enorme e o senhor Presidente ter mostrado essa intenção, essa prioridade de investir neste tema da transformação digital. O Presidente está a dinamizar esta agenda”.

O Governo moçambicano tem a questão de transformação digital como prioridade como uma das prioridades, e foi por isso que o Presidente solicitou este encontro para discutir sobre como a Microsoft pode investir em Moçambique para contribuir na materialização destes objectivos.