PR destaca paz e reconciliação entre os legados de sua governação

Data: 10/08/2024
PR destaca paz e reconciliação entre os legados de sua governação

Maputo (Moçambique), 07 de Agosto de 2024 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, destaca cinco conquistas alcançadas e que constituem o seu legado depois de dois mandatos governativos: a paz e reconciliação nacional, o prestígio do país na arena internacional, a prevenção e resposta aos riscos de desastres naturais, os avanços em infraestruturas e serviços e no âmbito da exploração de hidrocarbonetos.

O governante enumerou estes feitos durante o seu Informe sobre a Situação Geral da Nação, que apresentou hoje à Assembleia da República (AR) na sua última Sessão da IX Legislatura.

Antes de apresentar o Informe Anual, o estadista moçambicano começou por se referir ao legado que marca os seus dois mandatos agregados de 2015 a 2024, depois fez o balanço da implementação do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024 e perspectivou o período ainda restante até o fim do corrente ciclo.

O Chefe de Estado demonstrou que estas conquistas concretas reflectem-se no quotidiano dos moçambicanos, sendo visível que hoje as comunidades têm, por exemplo, mais água, mais energia, mais postos de saúde, mais escolas e outras infraestruturas socioeconómicas.

A governação do Presidente Nyusi foi caracterizada, desde o começo, por adversidades sucessivas que exerceram um peso significativo na balança comercial, com destaque para as calamidades naturais, a tensão político-militar na zona centro, o terrorismo e extremismo violento, a pandemia da Covid-19, os conflitos entre a Rússia e Ucrânia e no Medio Oriente.

No seu Informe, o estadista fez questão de sublinhar estas circunstâncias que, associadas a outros factores como as restrições orçamentais impostas pelos parceiros financeiros, influenciaram o desempenho da sua governação, mas com o trabalho abnegado, determinação e empenho de todos foi possível cumprir a agenda de desenvolvimento e prosperidade para todos.

“Estas conquistas foram alcançadas quando em todo o mundo se vive um clima de tensão, de crise e de agravamento geral das condições de vida de todos os cidadãos. Reconhecemos que ainda há muito trabalho a ser feito”, disse o governante, para quem os progressos alcançados nos últimos anos dão a confiança para se continuar a implementar políticas e programas que visam melhorar a vida de todos os moçambicanos.

Avaliadas todas as circunstâncias e fazendo o balanço do percurso, o Presidente da República afirmou que “o país cresce economicamente e a nação caminha resiliente rumo ao desenvolvimento sustentável”.