PR destaca competitividade do Porto de Maputo na região

Data: 15/08/2023
 
PR inaugura rebocador Ntamo

Maputo, 15 de Agosto de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou esta segunda-feira (14), no Porto de Maputo, o novo rebocador de navios, baptizado por “Ntamo” (palavra em changana, que significa “força”), no âmbito das celebrações dos 120 anos da infra-estrutura portuária.

A embarcação, a maior que opera nas águas moçambicanas, foi recentemente adquirida pela Maputo Port Development Company (MPDC), empresa concessionária da gestão do Porto há mais de 20 anos.

O meio aquático, com a capacidade de reboque de 75 toneladas e de realizar manobras ágeis, vai melhorar a transitabilidade marítima e impulsionar o tráfego no canal de acesso ao Porto de Maputo, a maior infra-estrutura portuária do país.

“Os investimentos realizados pela MPDC não só garantem a segurança e eficiência operacional, como também colocam o Porto de Maputo entre os mais competitivos da região, traduzido pelo seu rácio operacional. Mas isso não acontece só aqui, em Maputo. Coisas idênticas acontecem na Beira. Dentro deste ano, iremos colocar à disponibilidade um porto em folha em Nacala. Portanto, a visão é integrada ao nível de todo o país”, disse o Presidente da República, no seu discurso de ocasião.

Com a inauguração desta embarcação, espera-se melhorar a circulação na Estrada Nacional Número 4 (N4), aumentando o transporte de carga ferroviária e a eficiência, contribuindo para a redução do número de camiões em circulação naquele troço.

“Temos dado passos importantes para mitigar o impacto do crescimento do porto sobre as nossas estradas, em particular a EN4, que é o principal corredor de transporte de Moçambique e a principal artéria do porto de Maputo. Urge encontrar soluções para assegurar que o crescimento da economia ocorra em consonância com o bem-estar das nossas populações e a manutenção das outras infra-estruturas de transporte que servem o corredor”, exortou o Presidente Nyusi.