PR dá acesso à energia para mais de 21 mil pessoas em Cuamba

Data: 15/09/2023
 
PR em Cuamba

Cuamba (Moçambique), 14 de Setembro de 2023 – Mais de 21 mil pessoas da localidade de Tetereane, em Cuamba, distrito da província do Niassa, passam agora a ter directamente acesso à energia eléctrica produzida a partir de um sistema fotovoltaico inaugurado hoje pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no quadro da visita de trabalho àquela região nortenha do país.

Ademais, no âmbito da descentralização económica está prevista a alocação de um por cento (aproximadamente 2,5 milhões de meticais) por ano das receitas decorrentes do fornecimento de energia para apoiar o desenvolvimento do município de Cuamba.

A entrega da infra-estrutura eléctrica à população de Tetereane acontece no âmbito do programa de electrificação do país e na iniciativa do acesso universal à energia.

A estrutura foi concebida para aumentar o volume das fontes de energias renováveis intermitentes na matriz energética nacional, num projecto que faz parte dos acordos de fornecimento de energia entre os promotores de três centrais solares com a empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) em 2021: Cuamba; Mecúfi (Cabo Delgado, norte), que poderá ser de 20 megawatts; e a de Dondo (Sofala, centro), com capacidade de 30 megawatts.

“A energia facilita a nossa vida quotidiana, pois que propicia a mecanização do agro processamento. O vosso distrito é completamente agrícola, aqui vocês produzem tudo: algodão, mapira, gergelim, tabaco, etc. Caberá a todos nós potenciar o aumento do uso produtivo de energia com enfoque na produção e geração de rendimentos. Devemos ser capazes de criar novos postos de trabalho e promover o potencial agroindustrial de Cuamba como um pólo da economia na província, vamos explorar a produção em toda a sua extensão territorial”, orientou o estadista, em cerimónia de inauguração.

O projecto é uma parceria público-privada, o que para o Chefe de Estado atesta a elevada confiança dos investidores internacionais no sector empresarial público e na economia moçambicana, e confirma o bom ambiente de negócios com a atualização da Lei de Electricidade em 2022.

O Presidente BNyusi sublinha que a aposta no sector de energias renováveis reitera o compromisso do Governo com a causa de preservação ambiental perante os actuais desafios do aquecimento global com os quais o mundo se debate.

“Continuaremos a apostar em projectos que contribuem para redução das emissões de gases de efeito estufa e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas que tantos danos têm causado ao planete e de forma particular ao país”, garante.

O Presidente assegura ainda que o seu Governo tudo fará para levar a energia eléctrica de qualidade a todos os moçambicanos, “casa por casa, família por família, comunidade por comunidade, distrito por distrito e a todos os estabelecimentos comerciais do país”.

A Central Fotovoltaica de Tetereane inclui um sistema de armazenamento de energia com baterias de 100 megawatts por hora.