PR anuncia cooperação com o Gana na defesa e segurança
Maputo, 01 de Setembro de 2023 – Moçambique vai cooperar com o Gana na defesa e segurança para capitalizar a experiência que aquele país do ocidente africano detém neste domínio, conforme anunciou hoje o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, em conferência de imprensa conjunta por ocasião da visita que o seu homólogo ganês realiza desde quinta-feira ao país.
A cooperação vai incidir fundamentalmente na componente de manutenção da paz e formação das Forças de Defesa e Segurança (FDS).
Sobre a manutenção da paz, o Comandante-chefe das FDS de Moçambique nota que o Gana possui uma larga experiência neste quesito, sobretudo com a operacionalização do Conselho de Paz, um órgão estabelecido não porque exista lá um conflito político, mas por se entender pertinente evitar que este ocorra.
O Chefe de Estado ficou maravilhado por saber que o referido Conselho de Paz integra diferentes elementos da sociedade e não somente políticos.
Aliás, deixou ficar a visão de Moçambique de que a paz não é feita somente por políticos. “Se calhar, é mais feita por artistas, desportistas, religiosos. Portanto, todos os elementos da sociedade. Então, este grupo trabalha para evitar [a eclosão de conflitos].
“Esta é uma experiência que o Gana alimenta e isso reduz atritos em diferentes momentos: momentos normais, eleitorais ou pós-eleitorais. Essa é uma experiência que nós queremos colher do Gana”, acrescenta.
Na componente de formação, Moçambique vai colher o saber do Gana no âmbito do combate à pirataria marítima e ainda na manutenção de paz, o que o estadista entende ser fundamental.
“A paz tem que ser mantida”, vinca, destacando ainda a importância desta abordagem num contexto em que o país está a combater o terrorismo.
O governante ganês, por seu turno, explica que o Conselho de Paz elaborou uma base estatutária para permitir que o país possa ter uma instituição formal, e garante partilhar esses estatutos com Moçambique para que se crie e se operacionalize um órgão do género nesta República.
“Quando voltar para o Gana, mando partilhar consigo, senhor Presidente”.
A visita de Nana Addo é a primeira de um Chefe de Estado do Gana a Moçambique. E esta nova abordagem de relacionamento bilateral fora iniciada pelo Presidente Filipe Nyusi em Maio de 2022, quando visitou aquele país durante três dias.