PR: Reabertura do Porto de Mocímboa da Praia renova esperança
Mocímboa da Praia (Moçambique), 09 de Outubro de 2023 – Os agentes económicos de Mocímboa da Praia, distrito da província de Cabo Delgado, passam a dispor de um “poderoso instrumento de renovação da esperança e um farol de progresso para o suporte e viabilização das diversas iniciativas de desenvolvimento”, com a reabertura do porto local depois de sabotado pelos terroristas.
O Presidente da Républica, Filipe Jacinto Nyusi, que inaugurou o Porto de Mocímboa da Praia, considerou esta infra-estrutura como de vital importância na dinamização da economia nacional, podendo servir como suporte logístico dos grande projectos que florescem naquela região do país.
“Emprega os cidadãos e facilita a vida. Quando este porto não estava a funcionar, as coisas aconteciam de maneira muito difícil, em colunas, etc. E depois chegavam aqui e o preço rebentava. Mas agora não, vai ser diferente, naturalmente que de forma gradual”, considerou o estadista no seu discurso por ocasião da reabertura deste porto que considera um nó logístico, porque a porta de entrada e de saída de diversas cargas e mercadorias.
Com esta infra-estrutura, a par do Aeródromo de Mocímboa da Praia também reaberto, o Chefe de estado está certo que nascem oportunidades para a juventude e empresários locais, tendo como consequência a melhoria do bem-estar socioeconómico, perspectivando, por isso, e com “alto grau de confiança”, um futuro promissor.
Por isso, aos parceiros que acreditaram no potencial desta região do país, o Chefe do Governo moçambicano encorajou e agradeceu pela decisão tomada de colocar lá os seus recursos, reiterando a determinação em continuar a criar um ambiente necessário para atrair mais investimentos para a província e para o país em geral.
A reabertura desta infra-estrutura portuária acontece como resultado da relativa calmia que se regista na região e em todos os distritos assolados pelo terrorismo, o que se verifica também com a retoma da vida normal e do regresso das populações então deslocadas na sequência dos ataques. Aliás, Mocímboa da Praia é a região que foi mais fustigada pelo fenómeno que se debate sobre aquela província desde outubro de 2017.
“Como povo resiliente e determinado, não nos curvemos nunca das atrocidades e demais adversidades com que nos deparamos ao longo do complexo processo de promoção de desenvolvimento e melhoria das condições de vida de cada moçambicano. Devemos aumentar a vigilância e sempre atentos às promessas falsas fomentadas pelos terroristas”.
Estando o país num processo eleitoral, cuja campanha acaba de terminar, o Presidente da Républica aproveitou a ocasião para apelar para maior vigilância e cada vez mais unidade entre os povos com vista a evitar que os terroristas voltem a invadir e criarem bases.
Segundo o Presidente Nyusi, a recuperação de Mocímboa da Praia foi fruto de sacrifícios inimagináveis, uma região que foi alvo preferencial do terrorismo, daí que reforça o apelo para mais vigilância.
O estadista garantiu que o Governo, junto de parceiros, vai continuar com o apoio humanitário, mas também a consolidar as linhas de defesa para proteger a população através da presença física, prevenindo ataques esporádicos e atacando o inimigo com vista a quebrar a sua espinha dorsal.