Moçambique e Gana alargam áreas de cooperação

Data: 01/09/2023
 
Conversacões Mocambique - Gana

Maputo, 01 de Setembro de 2023 – Os Presidentes da República de Moçambique e do Gana, respectivamente Filipe Jacinto Nyusi e Nana Akufo Addo, discutiram hoje diversos aspectos para o reforço da cooperação, que culminaram com a assinatura de quatro instrumentos jurídicos entre os Governos.

Trata-se dos Memorandos de Entendimento para consultas políticas e diplomáticas, cooperação para o desenvolvimento autárquico, pescas e aquacultura e para a cooperação na área de geologia e minas.

Estes memorandos juntam-se ao Acordo de Supressão de Vistos assinado em Maio de 2022 durante a visita do Chefe de Estado moçambicano ao Gana, num trabalho em que também se estabeleceu o Acordo Geral de Cooperação, um instrumento jurídico que deu início a um futuro que se quer bom das relações bilaterais.

Em conferência de imprensa conjunta após término das conversações oficiais, o Presidente moçambicano, que anunciou estes acordos, informou que as duas partes também discutiram outros assuntos de interesse mútuo, entre eles as áreas de defesa e segurança, económica e social.

Explica que na área económica a conversa fluiu em torno das actividades na agricultura, recursos minerais, energia, pesca e gás, que o Gana é experiente, mas que Moçambique também pode emprestar o seu saber, incluindo nas trocas comerciais”.

“Conversámos também sobre o combate ao analfabetismo. É uma batalha que está a ser bem-sucedida no Gana e nós vamos trabalhar aqui. O MINEDH [Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano] e o Gabinete da Primeira-Dama têm estado a trabalhar nesse sentido, e estão a capitalizar esta visita também para ver o que se pode fazer em conjunto”, disse o estadista, acrescentando que também vai haver cooperação noutros domínios, como da saúde, agricultura, meio ambiente e desporto.

Por sua vez, Nana Addo afirma que Moçambique e Gana estão hoje mais unidos para vencerem os desafios que se colocam no desenvolvimento através da transformação industrial das respectivas economias.

“Essa transformação há de dar-nos uma melhor oportunidade de usufruirmos de um melhor benefício dos nossos recursos naturais e também a nossa participação na Zona de Comércio Livre Continental Africana de modo a permitir que haja prosperidade para os nossos povos”.

O governante ganês garante que o seu país vai continuar a colaborar com Moçambique na busca de soluções aos desafios relacionados à pobreza, migração desordeira, extremismo violento, tráfico de drogas e de seres humanos e efeitos adversos das mudanças climáticas.

“A reunião desta manhã colocou as relações de Gana e Moçambique num outro patamar, o que vai permitir que colaborem em todas as frentes para a erradicação da pobreza no continente, a integração e unificação do continente, resolução de conflitos, busca da paz e segurança globais e promoção do desenvolvimento sustentável de todo o continente e mundo”.