Maputo (Moçambique), 25 de Setembro de 2023 – Sessenta e cinco cidades e vilas com autarquia iniciam à meia-noite desta terça-feira a campanha eleitoral rumo às eleições autárquicas agendadas para 11 de Outubro próximo, e a este respeito o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, pede um processo pacífico, sem “discursos incendiários e intimidatórios”.
Actualidade
Nesta área, podemos encontrar as notícias relaccionadas às actividades realizadas por Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique.
Tete (Moçambique), 25 de Setembro de 2023 – O país comemora hoje o 25 de Setembro, o Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), efeméride que coincide com o 59 aniversário do desencadeamento da Luta Armada de Libertação Nacional. E sobre este momento, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, sublinha que não se deve resumir apenas à comemoração das conquistas até agora alcançadas pelas FADM, mas um momento de reflexão sobre as profundas e difusas ameaças à defesa da pátria que a cada dia emergem.
Tete (Moçambique), 25 de Setembro de 2023 – O Presidente da República e Comandante-chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, insta às Forças armadas de Defesa de Moçambique (FADM) a continuarem a ser o espelho do patriotismo e da unidade nacional, colocando os soldados, praças e os sargentos no topo das prioridades e, de forma visível, intensificar o processo de treino e formação militar para outros patamares da prontidão combativa para responder ao carácter dinâmico das ameaças cada vez mais difusas.
Tete, 24 de Setembro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu na manhã de hoje, na Cidade de Tete, uma saudação pelos membros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), por ocasião da passagem do dia 25 de Setembro, dia das FADM, e coincidentemente o 49º aniversário do desencadeamento da Luta de Libertação Nacional.
Washington (Estados Unidos da América), 22 de Setembro de 2023 – O sector da Defesa dos Estados Unidos da América (EUA) vai reforçar a cooperação com Moçambique no domínio da defesa e segurança, garantiu hoje o próprio secretário de Defesa, o general Lloyd James Austin III, num encontro que manteve com o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no Pentágono, a sede do Departamento de Defesa norte-americano.
Washington (Estados Unidos da América), 21 de Setembro de 2023 – O Governo moçambicano e a agência norte-americana Millennium Challenge Corporation (MCC) assinaram hoje, em Washington, o Acordo de Financiamento do segundo Compacto para Moçambique, o Compacto II, num valor global de 537,5 milhões de dólares e a ser destinado para a província central da Zambézia.
Washington (Estados Unidos da América), 22 de Setembro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, agradeceu esta quinta-feira pelo apoio do governo dos Estados Unidos da América aos esforços de Moçambique no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado, no norte do país.
Nova Iorque (Estados Unidos da América), 21 de Setembro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, convida os governos mundiais, organizações internacionais, operadores do sector privado, organizações filantrópicas e outros actores para se juntarem aos esforços de Moçambique rumo a um mundo resiliente e adaptado às mudanças climáticas, mas olhando para a África como um continente que mais precisa.
Nova Iorque (Estados Unidos da América), 20 de Setembro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, reuniu-se hoje com o director do Programa de Desenvolvimento Digital da Microsoft, André de Aragão Azevedo, para discutir a possibilidade de cooperar com Moçambique no domínio da transformação digital logo no primeiro programa da iniciativa.
Nova Iorque (Estados Unidos da América), 20 de Setembro de 2023 – O Presidente da república, Filipe Jacinto Nyusi, discursou esta terça-feira na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo afirmado que basta de se produzir discursos analíticos, sendo já chegado o momento de os países agirem com força e usarem os recursos que dispõem para salvar a humanidade dos grandes desafios do momento.