PR orienta ajuste da actuação da Polícia aos padrões internacionais

Data: 29/11/2023
 
PR Nyusi participa na abertura do Conselho Coordenador do Ministerio do Interior-11

Maputo (Moçambique), 29 de Novembro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, demonstrou hoje que a complexidade do trabalho do Ministério do Interior (MINT) impõe a necessidade do contínuo ajustamento da sua actuação aos padrões internacionalmente aceites em todos os domínios, quer técnicos, tácticos, científicos e estratégicos.

Neste sentido, considerou urgente que o ministério conclua a elaboração do seu Plano Estratégico, que considera um instrumento programático que deverá ajustar-se às transformações ocorridas no seio das diferentes unidades orgânicas nos últimos tempos, mercê das dinâmicas socioeconómicas e da criminalidade.

O Presidente Nyusi referiu que a acção governativa no sector da ordem e segurança públicas exige soluções modernas e sempre actualizadas para tornar o país cada vez mais seguro e apetecível para o investimento.

“Queremos que o cidadão possa exercer as suas actividades produtivas em total ambiente de segurança. Queremos ainda que os investidores nacionais e estrangeiros se sintam seguros para libertar a sua iniciativa empreendedora sem temer o risco de serem assaltados, raptados, sequestrados ou perder as suas propriedades”, disse o estadista, dirigindo-se ao Conselho Coordenador do MINT realizado hoje na cidade de Maputo.

Segundo o estadista, este cenário remete à necessidade de se investir na elevação da competência e capacidade operacional da Polícia, o que passa necessariamente pelo treinamento dos recursos humanos enquanto elementos cruciais para a efectivação da missão de garantir ordem, segurança e tranquilidade públicas, o que inclui o reequipamento.

Ademais, sublinha que este investimento deve ser orientado para o desenvolvimento de competências cognitivas, operativas e comportamentais relativas à dimensão ética, deontológica, cívica e patriótica do profissional de segurança pública, capazes de proporcionar a estes uma actuação baseada na lei e que responda aos anseios da sociedade moçambicana.

O Presidente da República usou a ocasião para deixar instruções pela aproximação do período festivo do Natal e do Fim de Ano.

“Reiteramos a necessidade de se redobrarem os esforços para a manutenção rigorosa da ordem e prevenção da ocorrência dos acidentes de viação. A par disto, medidas deverão ser tomadas para garantir a flexibilização, com a máxima cortesia, do movimento migratório nos postos de travessia, sem prejuízo da observância rigorosa dos requisitos de entrada e saída previstos na lei”, disse, instruindo que a Polícia fique atenta e focada na sua tarefa, que é clara, de garantir a segurança de todas as pessoas e bens, e sem discriminação de qualquer natureza.

“Vamos trabalhar. A vossa tarefa é proteger as pessoas e bens, na mesma medida”, acrescentou, vincando ser necessário que a Polícia privilegie a componente prevenção, de forma que contribuam para o normal funcionamento das instituições, mas sempre respeitando a Constituição e as liberdades fundamentais dos cidadãos em pleno exercício das suas actividades.

O Comandante-chefe das Forças de Defesa e Segurança encorajou o ministério a prosseguir sua missão com zelo e entrega abnegada que tem caracterizado a instituição, seguindo coesos, unidos, obedientes e disciplinados nas frentes de segurança interna.

No entanto, destacou a necessidade de se melhorar mais a gestão da coisa pública e dos recursos humanos.