PR interessado em aumentar áreas de investimento indiano no país

Data: 31/10/2023
 
PR recebe Ministro indiano do Petróleo e Gás Natural, Hardeep Singh Puri

Maputo (Moçambique), 30 de Outubro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu hoje em audiência o ministro indiano do Petróleo e Gás Natural, Dardeep Puri, com quem abordou outras áreas para cooperação, como a agricultura e os transportes e comunicações. 

No fim do encontro e em declarações à imprensa, o governante indiano considerou o Presidente Nyusi “uma pessoa com uma visão e que pensa grande”, ao mencionar outras áreas com potencialidades para investimento indiano e com ganhos para o país, quer em termos de criação de mais postos de trabalho, quer em termos de entrada de desenvolvimento.

No domínio dos transportes e comunicações, por exemplo, apontou-se como oportuno investir em material rolante para os caminhos-de-ferro. Quanto aa agricultura, os dois governantes discutiram a questão de produção não somente para o mercado local, mas também para a exportação para o mercado regional ou indiano.

Além destas áreas, concluiu-se que há muitas outras que podem ser exploradas em benefício comum, como os biocombustíveis. E sobre este assunto o ministro do Petróleo e Gás Natural da Índia ainda no âmbito da sua visita ao país conversou com os ministros moçambicanos dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, e da Economia e Finanças, Ernesto Max Tonela

“À margem da Cimeira do G20 criou-se a Aliança Global dos Biocombustíveis, onde os países fundadores são a Índia, o Brasil e os Estados Unidos da América, mas também há mais 21 países. E eu convidei Moçambique para se juntar a esses países e podermos fazer a diferença. Portanto, há muito mais que nós podemos fazer em termos de cooperação bilateral”.

Em termos da saúda da cooperação bilateral, Dardeep Puri considera as relações entre Moçambique e Índia excelentes, lembrando que estas ligações datam de há mais de 700 anos marcadas com as primeiras chegadas dos indianos a Moçambique. Entretanto, sublinha que as ligações independentes entre os dois povos surgiram há mais de 100 anos.

“Nós temos muita sorte que Sua Excelência o Presidente da Républica [Filipe Nyusi] e o Primeiro-Ministro da Índia [Narendra Modi] têm uma relação amistosa muito grande, uma relação pessoal muito grande. Recentemente, tiveram um encontro à margem da 15ª Cimeira dos BRICS na África do Sul. Tiveram encontro bilateral onde o Primeiro-Ministro endereçou um convite para o Presidente da República visitar a Índia por ocasião daquilo que se chama Cimeira [Global] do Gujarat Vibrante”, disse o ministro, referindo-se ao evento que reúne empresários e políticos de vários países do mundo, prevista para Janeiro do próximo ano.

Em termos das relações de trocas comerciais, Moçambique e Índia têm um volume de até cinco biliões de dólares norte-americanos, havendo, segundo o ministro indiano, espaço para se fazer muito mais. E quanto aos investimentos indianos, na área de energia, por exemplo, os dados apontam para mais de 11 biliões de dólares.