PR entrega água para mais de seis mil pessoas em Dombe
Dombe (Moçambique), 22 de Novembro de 2023 – Mais de seis mil pessoas passam a consumir água potável de um novo sistema de abastecimento inaugurado hoje pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no posto administrativo de Dombe, em Sussundenga, distrito da província de Manica.
Dombe tinha tido um sistema de abastecimento de água, que foi construído em 2015, mas que não resistiu ao impacto do ciclone Idai. A infra-estrutura comportava uma estação de captação de água superficial no Rio Mussapa, que também foi totalmente devastada.
Após o incidente, a água passou a ser fornecida por vias alternativas, não satisfazendo, por isso, as necessidades de abastecimento.
Assim, a entrega deste sistema, completamente reconstruído e modernizado, acontece como resposta ao pedido popular e como materialização do objectivo do Governo de prover infra-estruturas sociais para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Com a cobertura das cerca de seis mil pessoas, a população que agora consome água potável em Sussundenga passa de 69 para 71 por cento.
“O novo sistema representa um esforço conjunto do nosso Governo e dos parceiros de cooperação, através do Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural (PRONASAR), cujo foco é a provisão dos serviços de abastecimento de água e saneamento seguro, com particular destaque para as zonas rurais, onde vive a maior parte da população moçambicana”, disse o estadista.
Dirigindo-se a populares em cerimónia inaugural, o Presidente Nyusi apelou para a conservação desta infra-estrutura. Enquanto isso, afirma que não vai descansar sem conduzir o desenvolvimento para o campo.
“Não há nenhum distrito ou posto administrativo que não pisamos para entregar um projecto, e isso vai continuar sempre”, garantiu.
O sistema ora inaugurado foi projectado para abastecer até mais de 8.500 pessoas e fora financiado pelos governos dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, parceiros estratégicos do Governo, no quadro do PRONASAR, na busca de soluções para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população das zonas rurais.
O Presidente da República agradeceu aos parceiros pelo apoio e pediu que continuem a apoiar o Governo nos seus esforços para atingir os objectivos das Nações Unidas no âmbito da sustentabilidade da vida.