Presidente da República inaugura Banco em Mabote

Data: 11/07/2017

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu à inauguração do primeiro banco no Distrito de Mabote, Província de Inhambane, no acto da sua Visita Presidencial a esta província.

Durante o acto, o Chefe do Estado encorajou a banca a continuar a aderir ao projecto “Um Distrito, Um Banco”, que é da iniciativa do Governo, que segundo o Presidente Nyusi, visa ruralizar a banca para que todos os moçambicanos tenham acesso aos serviços bancários em todo o país.

“Encorajamos a banca a continuar a aderir a este projecto, pois a inclusão financeira se faz com a ruralização da banca. É no campo onde se produz e não nas grandes cidades”, afirmou o Presidente da República, momentos após ter inaugurado, oficialmente, a agência do Banco Comercial e de Investimentos (BCI).

O distrito de Mabote é, segundo o Chefe do Estado, uma zona de grande produção de diversas culturas, como castanha de caju, feijão bóer, mandioca, e do próprio gado, para além de fazer parte de um corredor que liga Moçambique e África do Sul, pois o distrito é atravessado pela estrada Mapinhane-Pafúri, uma importante rodovia que pela sua importância tem sido objecto de procura de financiamento para a sua asfaltagem.

“Vamos trabalhar para a asfaltagem desta estrada. Acreditamos que os investidores perceberão que a mesma é viável. O banco já está aqui porque ontem foi a energia que chegou, pois sem energia não era possível ter um banco aqui, por causa da dependência dos serviços prestados pela energia”, disse o Presidente Nyusi.

Dirigindo-se aos presentes, o Chefe do Estado apelou à população para saber usar e dar importância a agência, ora inaugurada, depositando as suas economias, assim como dar a sua confiança e carinho aos trabalhadores do banco, assim como à própria instituição como parte do desenvolvimento do Distrito.

Desde que o Presidente Nyusi lançou o projecto “Um Distrito, Um Banco”, em Agosto de 2016, na capital económica de Inhambane, Maxixe, foram estabelecidas agências bancárias em 13 distritos.

Trata-se dos distritos de Rapale, Moma, Murupula, e Muecate, na província de Nampula; Guro, Gondola, e Vanduzi, em Manica; Chibabava e Chemba, em Sofala; Morombene e Mabote, em Inhambane; Chicualacuala, em Gaza; e Matutuíne, na província de Maputo. Em Ancuabe, província de Cabo Delgado, foi lançada, recentemente, a primeira pedra para a construção da respectiva agência.

Com estas agências, um universo de pouco mais de 12 mil pessoas passaram a ter contas bancárias, tendo sido movimentados cerca de 77 milhões de meticais, segundo o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural.

No presente ano, poderão ainda ser inauguradas 20 agências bancárias nas zonas rurais, no âmbito do mesmo projecto.