PR recebe Comandante da AFRICOM

Data: 16/08/2023
 
PR Nyusi recebe em audiência Comandante da AFRICOM, Gen. Michael Langley-18

Maputo, 16 de Agosto de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu hoje, em audiência, o Comandante do Comando dos Estados Unidos para África (AFRICOM), General Michael Langley.

Durante a audiência, foram abordados assuntos de interesse comum que visam aprofundar as relações entre os Moçambique e os Estados Unidos da América e reforçar as parcerias, principalmente nas áreas de segurança e estabilização.

Falando a jornalistas no fim da audiência, o General Michael Langley assegurou que os Estados Unidos da América vão continuar a formar os elementos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), para o combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.

Disse igualmente que a AFRICOM continua focada na cooperação há vários anos que a AFRICOM tem estado a trabalhar em diversos programas com as FADM. Por isso, segundo disse, “o encontro com o Presidente da República foi uma oportunidade para olhar o caminho a seguir de forma a atingir os objectivos mútuos estratégicos e operacionais e para reforçar a capacidade institucional das FADM para contrariar o terrorismo”.

No dizer do General Langley, numa primeira fase, a abordagem estará focada na componente de formação e sobre o tipo de equipamento não letal que pode ser considerado nesta assistência

Por outro lado, o dirigente destacou estar impressionado pelos sucessos alcançados pelas Foças de Defesa e Segurança e parceiros da SADC e de outros países africanos no combate ao terrorismo;

Na ocasião, o Comandante da AFRICOM revelou que a sua vinda a Moçambique está inserida no cumprimento do mandato que lhe foi conferido pelo Secretário de Estado de Defesa dos EUA, para prosseguir com o diálogo iniciado aquando do encontro que manteve com o Chefe do estado moçambicano, durante da Cimeira EUA-África.

Durante a audiência, o Presidente Nyusi disse que a questão do combate ao terrorismo pelas FDS, forças da SAMIM e do Ruanda será um dos temas a ser abordado durante a Cimeira da SADC, a ter lugar hoje e amanhã em Luanda.