PR mantém encontro com homólogo do Gana

Data: 23/05/2022
 
Fotografia Jubilee House

Accra, 23 de Maio de 2022 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, já trabalha no Gana no âmbito da visita de três dias que efectua àquele país, tendo no primeiro dia de trabalho mantido conversações tête-à-tête com o seu homólogo, na capital do país (Accra), um encontro que resultou na assinatura de dois acordos entre os dois governos, o acordo geral de cooperação entre Gana e Moçambique e o acordo de supressão de vistos.

Em declarações conjuntas à imprensa, Filipe Nyusi considerou o encontro frutífero e voltado para resultados, certo que o acordo geral de cooperação vai abrir as portas para um bom futuro das relações entre os dois países.

“Nesta primeira fase, vistos de passaportes diplomáticos vão ser aliviados, o mesmo para passaportes de serviço. Dizíamos nós em conversa que não conhecemos casos de criminosos ganeses em Moçambique e muito menos moçambicanos criminosos aqui. Então, não há nada para recear senão abrir as portas para as pessoas poderem trabalhar e se comunicarem”, esclareceu.

Esta visita do Presidente moçambicano acontece numa altura em que decorre a campanha para a candidatura de Moçambique a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, em que o país precisa de todos os apoios para ser eleito ao fórum.

O estadista ganês lembrou que o país que dirige foi eleito para este órgão graças também ao apoio de Moçambique que depositou o seu voto, tendo, por isso, agradecido e manifestado o apoio do Gana à candidatura de Moçambique para o biénio 2023-2024.

A seguir ao encontro bilateral, Filipe Nyusi visitou e colocou uma coroa de flores ao Mausoléu de Kwame Nkrumah.

Por conseguinte, os dois estadistas mantiveram reunião oficial com o secretário-geral da Área do Comércio Livre Internacional Africana (AfCFTA), Wamkele Mene, onde os dois discursaram.