PR inaugura Rede Eléctrica do Posto Administrativo de Chinga

Data: 04/08/2023
 
PR na Inauguracao da Rede Electrica de Chinga.

Chinga, 04 de Agosto de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou ontem (03.08), no distrito de Murrupula, na província de Nampula, a Rede Eléctrica do Posto Administrativo de Chinga, no âmbito da iniciativa governamental, que visa o alcance da meta de Acesso Universal à Energia Eléctrica até 2030.

A infra-estrutura eléctrica que possui uma capacidade instalada para cerca de mil ligações, com cerca de 35 Km de linha de média tensão e 10 Km de baixa tensão, foi financiada pelo orçamento do Estado, num investimento de mais de 70 milhões de meticais.

 ‘’Esta infra-estrura assumindo um funcionamento normal e manutenções regulares deverá ter uma vida útil prolongada de modo, a permitir maior atração de investimentos numa perspectiva de longo prazo, os quais são susceptíveis de gerar emprego para os jovens, possibilitando a obtenção de rendimentos e o consequente bem-estar da população de Chinga, aqui em Murrupula’’, salientou o estadista.

Para o estadista, a disponibilidade de energia acarreta desde logo benefícios de natureza estruturante, para o ecossistema económico, ao alavancar actividades produtivas.

 ‘’O nosso objectivo é melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das famílias moçambicanas, num ambiente de paz, harmonia e tranquilidade. Reiteramos por isso, a orientação que cada um de nós seja capaz de promover actividades que permitam maximização dos benefícios da corrente de energia’’, disse o Presidente da República.

O Chefe do Estado, reconheceu e enalteceu o contributo das autoridades locais pelo seu empenho e colaboração durante a instalação do projecto, tendo por isso, apelado à população, para a poupança da energia e à conservação, controle e não vandalização do sistema.