PR em Maputo após agenda de trabalhos no exterior

Data: 30/07/2023
 
Regresso do PR da Tanzania, Russia e Ruanda (7)

Maputo, 30 de Julho de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, desembarcou na manhã deste domingo, no Terminal Presidencial do Aeroporto Internacional de Maputo, depois do cumprimento de agendas de trabalho em Dar-es-Salaam, na República Unida da Tanzânia, em São Petersburgo, na Federação da Rússia e em Kigali, na República do Ruanda.

Na República Unida da Tanzânia, o Presidente da República participou na Cimeira dos Chefes de Estado sobre o Desenvolvimento do Capital Humano em África, tendo intervindo num painel subordinado ao tema: “A prosperidade da África depende de sua demografia jovem: Como África pode utilizar plenamente sua população jovem para alcançar a Agenda 2063”.

No evento, o Chefe do estado, foi reconhecido pelo Banco Mundial como um dos que mais investem para o empoderamento da juventude, com destaque para jovens raparigas, apontando os programas como “EMPREGA”; “Meu kit, Meu Emprego” e “Eu Sou Capaz”, como inovadores e de impacto sócio-económico no seio da juventude.

Em São Petersburgo, na Federação da Rússia, o estadista moçambicano participou na II Cimeira Rússia-África, que decorreu sob o lema “Em prol da Paz, Segurança e Desenvolvimento”.

À margem da cimeira o Presidente Nyusi manteve um encontro com o governante russo, onde trocaram informações sobre o estágio actual da cooperação bilateral nas áreas política, económica e social dos respectivos países.

Os dois estadistas comprometeram-se ainda, a incentivar maior investimento empresarial para impulsionar a cooperação económica de modo a sustentar com acções concretas as relações de amizade, num ambiente de respeito mútuo.

No âmbito da paz e segurança, o estadista moçambicano defendeu que o diálogo era a forma mais viável para o fim do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, tendo deixado a sua experiência sobre a resolução de conflitos.

Em Kigali, na República do Ruanda, o Chefe do Estado, acompanhou, ao lado do seu homólogo ruandês, Paul Kagame, a vitória da selecção nacional feminina de basquetebol, que se encontra a participar no Campeonato Africano das Nações (Afrobasket).