PR convida empresários vietnamitas a investirem no País

Data: 13/09/2023
 
PR recebe Vice-Presidente do Vietname

Maputo (Moçambique), 12 de Setembro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu hoje no seu Gabinete em audiência a vice-presidente da República do Vietname, Võ Thị Ánh Xuân, na sequência da visita oficial de trabalho de quatro dias que efectua desde domingo a Moçambique para reforçar as relações bilaterais existentes entre os dois países.

No encontro, os dois governantes passaram em revista a Cooperação Bilateral; congratularam-se pelos encontros de alto nível, nomeadamente a Cimeira Virtual entre os dois chefes de Estado e as reuniões entre a vice-presidente do Vietname e o Primeiro-Ministro moçambicano, Adriano Maleiane.

Os governantes destacaram o excelente nível de relações bilaterais de amizade, solidariedade e cooperação, como também enfatizaram a necessidade de aprofundar a Cooperação Económica, sobretudo nos domínios da agricultura, mineração, indústria, trocas comerciais, pesca, educação (em particular o ensino técnico-profissional) e saúde, com a disponibilização de médicos especialistas vietnamitas para Moçambique.

Entre outros aspectos, o Presidente Nyusi felicitou a Võ Thị Ánh Xuân pelo modelo adoptado pelo Vietname para o investimento em Moçambique, do qual se destaca a área das telecomunicações.

Notados os ganhos decorrentes desta cooperação nesta área, as duas partes enfatizaram a necessidade de se alargar a relação para os outros sectores passiveis de proporcionar ganhos mútuos.

Sabido que Moçambique é um país que dispõe de inúmeras oportunidades de investimento nos mais variados domínios, e estando o Governo a implementar cada vez mais políticas que continuem a tornar o ambiente de negócios favorável aos investimentos, o Presidente da República convidou os empresários vietnamitas a optarem pelo país como um espaço privilegiado para fazer negócios, explorando o potencial existente em áreas como agro-negócio, mineração, aquacultura e indústria naval.

O Chefe do Governo moçambicano pretende com isto incrementar os já existentes investimentos vietnamitas com o intuito de prover mais postos de trabalho para os cidadãos nacionais, gerando renda para o seu desenvolvimento e, consequentemente, do país.