PR atrai investidores norte-americanos para Moçambique

Data: 20/09/2023
 
PR no Almoco de Investimentos em Africa

Nova Iorque (Estados Unidos da América), 20 de Setembro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, convidou esta terça-feira os empresários norte-americanos, e não só, a optarem por Moçambique como um palco preferencial para os investimentos, argumentando que o país dispõe de um alargado manancial de oportunidades em diversas áreas.

Outrossim, o estadista exibiu um ambiente favorável para os Homens de negócios, que inclui as facilidades oferecidas pelos três portos existentes nas três regiões do país, nomeadamente o Porto de Maputo, a sul, o Porto da Beira (Sofala, centro) e o Porto de Nacala, na província nortenha de Nampula.

Aliás, sobre o Porto de Nacala, o Chefe de Estado informou que este é o principal, de águas profundas e que serve também o vizinho Malawi e outros países da região.

O Presidente fez este convite numa cimeira de investimentos promovida pelo Fórum Nacional de Administradores Públicos Negros (NFBPA, acrónimo em inglês), a principal e a mais progressista organização norte-americana dedicada ao avanço da liderança pública negra nos governos locais e estaduais.

“Convido-os a virem investir no nosso país. São bem-vindos. Ligar-se ao nosso país pode traduzir-se em facilidades para o investimento e também em muitas oportunidades nos sectores como agricultura, turismo ou pescas”, disse o Presidente Nyusi, tendo encorajado os organizadores da cimeira a prosseguirem com iniciativas do género, pois têm o condão de ligar as indústrias africanas com investidores globais.

A cimeira foi organizada em parceria com o Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, que também esteve presente junto do Primeiro-ministro do Lesoto, Sam Matekane, à margem da Semana de Alto nível da 78ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas.