PR anuncia criação de Força Tarefa para guiar troca de experiências com Indonésia

Data: 23/08/2023
 
DSC_9945-min (1)

Maputo, 23 de Agosto de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu hoje o seu homólogo da Indonésia, Joko Widodo, de visita de trabalho de dois dias ao país em resposta a um convite formulado em 2017.

Em conversações oficiais, os dois estadistas passaram em revista a cooperação bilateral, trocaram informações sobre a situação interna de ambos países e abordaram assuntos internacionais de interesse mútuo, num “encontro produtivo, que decorreu num ambiente de muita cordialidade, abertura e fraternidade”.

Entre os demais assuntos abordados pelas duas partes, destaca-se a criação de uma Task Force (Força Tarefa) conjunta para conduzir os próximos passos com vista a uma partilha de experiência entre os dois países.

“Decidimos que vamos criar uma força conjunta que vai trabalhar a partir de agora para áreas concretas, sobretudo aquilo que os nossos irmãos sabem fazer e aquilo que nós sabemos para juntos fazermos. Nesta Task Force vão-se discutir os aspectos principais, como a industrialização. E ficou claro que eles estão a industrializar o país com a experiência que têm, mas também no âmbito de gás: exploração, distribuição, a gestão”, disse o estadista em declarações conjuntas à imprensa.

Sobre a troca de experiência no sector do petróleo e gás, Filipe Jacinto Nyusi fez menção ao facto de a Indonésia estar a participar num projecto na província central de Sofala, em Búzi. “Vamos capitalizar isso”, indicou, sublinhando que “vamos aproveitar a sua presença [o Presidente indonésio] para vermos se nesse Task Force o que concretamente se pode fazer na área de gás”.

Os dois governantes definiram outras áreas, como a têxtil. O estadista moçambicano sabe que a Indonésia é muito forte nesta componente, o que olha como uma oportunidade para se capitalizar a experiência existente, aliás, até porque “somos grandes produtores de algodão no nosso país”.

Por sua vez, Joko Widodo considerou Moçambique um amigo próximo da Indonésia, o primeiro país africano com quem tem acordo preferencial, que não é somente para os negócios, mas também a confiança, um esforço dos dois países para fortalecer as relações bilaterais.

E considerou a Força Tarefa em vistas de se criar como um motor para levar a cooperação a um bom porto.

“Espero que com o estabelecimento do Task Force consigamos chegar ao nosso objectivo comum”.