PR: Residentes de Malehice passam a beneficiar de água segura

Data: 15/09/2023
 
PR Sistema de Abastecimento de Aguaa de Malehice     --

Chibuto (Moçambique), 13 de Setembro de 2023 – A população do posto Administrativo de Malehice, em Chibuto, distrito da província de Gaza, deixa de recorrer aa água do rio Lungue (imprópria) para o consumo, depois que o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou esta quarta-feira um sistema de abastecimento.

A infra-estrutura acabada de inaugurar representa mais um marco concreto da implementação do Programa Quinquenal do Governo 2020-2014, mas também o reflexo da ambição do Governo liderado pelo Presidente Nyusi de providenciar água segura para todos em todos os cantos do país, sempre em alinhamento com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 das Nações Unidas.

O sistema de Malehice beneficiou de uma intervenção que consistiu na reabilitação e ampliação de todas as componentes, aumentando-se a capacidade de captação de água de 15 metros cúbicos para 40 metros, e seu tratamento, transporte e armazenamento para 250 mil metros cúbicos até a distribuição. E está dotado de capacidade que permite o aumento do tempo de fornecimento, das anteriores cinco horas para as actuais 16 horas por dia, incluindo a melhoria da qualidade.

Neste período de arranque de operação o sistema serve 10 mil beneficiários. No entanto, tem capacidade para 17.500 no horizonte do projecto.

“Com este sistema de abastecimento de água os residentes de Malehice não só terão água com qualidade na sua residência, como também terão mais tempo para se dedicarem a outras actividades úteis à sua vida. Já têm água na porta, então deixarão de gastar uma parte significativa do tempo à procura de água para o consumo”, destacou o estadista, dirigindo-se a populares.

Visando garantir a longevidade do empreendimento, o Chefe de Estado deixa apelos: “Não deixem que o sistema seja vandalizado. Procurem sempre formas de maximizar o investimento aqui feito, trabalhando de forma que ele acrescente valor aos outros investimentos existentes e os que aqui possam surgir, sejam eles privados ou públicos. É preciso vigilância para evitar roubo de equipamentos e criação deliberada de figas”.

Dados partilhados pelo Chefe do Governo moçambicano indicam que em Chibuto a taxa de cobertura de abastecimento de água situa-se em cerca de 76 por cento, beneficiando cerca de 144 mil pessoas, o que revela estar bem relativamente aos demais distritos.

Com isso, o distrito contribui para uma taxa provincial estimada em 67 por cento, perfazendo cerca de 970 mil pessoas beneficiárias.

“O nosso desafio nesta província é garantir o abastecimento dos remanescentes 33 por cento. Para o presente ano na província de Gaza o nosso plano é construir 74 novas fontes dispersas. Com a conclusão destas infra-estruturas de abastecimento de água, espera-se que nesta província cerca de 60 mil novos utentes sejam beneficiários de água potável”.

A percentagem dos que não têm acesso à água segura em todo o país é actualmente de 43 por cento, o que representa uma redução significativa em relação ao período logo após independência, em 1975, que era de 95 por cento.

O Presidente da República destaca o facto de esta redução acontecer num contexto macro, caracterizado por restrições permanentes de natureza financeira, guerras, desastres naturais cíclicos e uma população que cresce a um ritmo muito acelerado.