“Continuamente trabalhamos para a melhoria do ambiente de negócios”

Data: 26/04/2017

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse hoje, durante o Fórum de Negócios Moçambique-Botswana, que o Governo moçambicano continua a incentivar e a atrair o investimento do sector privado, através da aposta na melhoria do ambiente de negócios, com destaque para o estabelecimento da paz efectiva em todo o território nacional.

Para além dos esforços para o restabelecimento da paz, o Chefe do Estado moçambicano apontou a concessão de incentivos fiscais e aduaneiros e o estabelecimento de zonas económicas especiais e zonas francas industriais, assim a tomada de medidas de simplificação de procedimentos burocráticos para a abertura de empresas e concessão de licenças.

“Assim, convidamos ao sector empresarial Tswana a investir, massivamente, no nosso País, podendo ser de forma individual ou em parceria. Convidamos, igualmente, os agentes económicos deste lindo país que é a Sede da SADC para, mais uma vez, participarem activamente na Feira Internacional de Maputo (FACIM) que terá lugar de 29 de Agosto a 6 de Setembro de 2017”, apelou o estadista moçambicano.

Por outro lado, o Presidente Nyusi falou das relações históricas entre os dois países, afirmando que a história, por si só, não sobrevive se não for potenciada com ligações que mantenham “a brasa acesa e o calor contagiante”.

“O que quero dizer é que ela deve ser vista como uma fonte de inspiração para que os empresários dos nossos países incrementem as suas trocas comerciais e os fluxos de investimentos. Este é um dos grandes objectivos que nos trouxe à Botswana”, disse o Chefe do Estado.