MAPUTO, 20 DE OUTUBRO DE 2025 – A Organização Meteorológica Mundial (OMM) reconheceu oficialmente, esta segunda-feira, em Genebra, Suíça, a liderança do Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, pelas boas práticas na prevenção e controlo de desastres naturais, destacando o seu compromisso com a iniciativa global “Aviso Prévio para Todos”.
O anúncio foi feito pela Secretária-Geral da OMM, Andrea Celeste Saulo, à margem do Congresso Mundial Extraordinário de Meteorologia, que decorre desde hoje na atrás referida cidade suíça.
“Esse reconhecimento significa que Moçambique tem uma liderança, um líder muito apreciado no mundo inteiro, pelo que está a fazer em termos de alertas prévios para todas as pessoas”, declarou Celeste Saulo, sublinhando que a distinção reflecte a visão e o empenho do Chefe do Estado moçambicano na redução dos impactos dos fenómenos climáticos extremos.
A Secretária-Geral destacou que a OMM quis distinguir o Presidente Chapo “por este trabalho tão importante para o continente africano e para Moçambique também”, num momento em que o país consolida o seu papel como referência regional na gestão integrada dos riscos climáticos.
Falando aos jornalistas em Genebra, Celeste Saulo explicou que a expansão dos sistemas de aviso prévio exige investimentos contínuos em tecnologia e recursos humanos. “Para expandir o apoio para os avisos prévios, é preciso investir em mais e modernos instrumentos meteorológicos e hidrológicos, e o que a OMM pode fazer é facilitar os mecanismos para que se tenha acesso ao financiamento internacional”, afirmou.
Segundo a responsável, o papel da OMM é criar condições para que os países “sigam crescendo, ampliando suas redes de observação meteorológica e hidrológica, e também seus recursos humanos, para que possam seguir melhorando suas capacidades, que têm muitas e muito boas, mas sempre precisam mais”.
Questionada sobre o apoio concreto a Moçambique, Celeste Saulo revelou que o País “tem agora um financiamento de quase nove milhões de dólares para melhorar seu sistema de observação, graças a um mecanismo que a OMM chama de SOFF (Systematic Observations Financing Facility)”, reconhecido pelo Presidente Chapo no seu discurso à Assembleia do Congresso.
Acrescentou que “sete milhões de dólares serão aplicados em melhorias importantes no sistema de observação meteorológica”, montante que permitirá fortalecer a recolha e partilha de dados atmosféricos e climáticos, considerados essenciais para antecipar tempestades, ciclones e outros eventos extremos.
Apesar desse progresso, a Secretária-Geral da OMM esclareceu que o papel da organização é o de facilitador, e não o de financiador directo. “A OMM não concede financiamento, a OMM dá os mecanismos para que os países consigam esses financiamentos. Nós apoiamos tecnicamente, apoiamos o País para lograr esses financiamentos, mas a OMM não financia nenhum país; nós facilitamos o acesso”, explicou. A distinção da OMM ao Presidente Daniel Chapo acontece no mesmo dia em que o Chefe do Estado discursou como orador principal no Encontro de Alto Nível sobre Aviso Prévio para Todos, evento convocado pela própria OMM, reafirmando o compromisso de Moçambique com a segurança climática e com o fortalecimento dos sistemas de alerta que salvam vidas e protegem comunidades vulneráveis.