
MAPUTO, 01 DE ABRIL DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu esta tarde em audiência a Alta Comissária do Reino Unido em Moçambique, Helen Lewis, para discutir o fortalecimento da cooperação económica entre os dois países. Durante o encontro, foi destacado o crescimento significativo do comércio bilateral, bem como os desafios a superar para consolidar a confiança dos investidores britânicos no país.
“Claramente, temos uma parceria muito abrangente entre o governo de Moçambique e do Reino Unido, e hoje tive o prazer de falar sobre a nossa parceria económica com Sua Excelência o Presidente e com a presença das várias empresas britânicas aqui em Moçambique”, afirmou a Alta Comissária, em declarações à imprensa, sublinhando a importância do diálogo e das reformas económicas para impulsionar o investimento.
Segundo a diplomata, o intercâmbio comercial entre Moçambique e o Reino Unido registou um aumento superior a 115 por cento entre 2023 e 2024, reflectindo a robustez da parceria económica. “E também o nível de investimento britânico aumentou nos últimos anos. Então, temos uma parceria muito forte”, destacou.
No entanto, a Alta Comissária expressou preocupação em relação ao impacto da violência pós-eleitoral sobre o ambiente de negócios no país. “Claramente, tivemos o choque da violência pós-eleitoral, e falámos muito como podemos recuperar a confiança dos investidores britânicos e das empresas britânicas”, afirmou, enfatizando a necessidade de estabilidade e previsibilidade para atrair mais investimentos estrangeiros.
A diplomata salientou ainda a importância do crescimento inclusivo, apontando para a necessidade de que os benefícios do desenvolvimento cheguem a todas as regiões do país, especialmente às zonas remotas. “Falámos sobre as prioridades em termos de crescimento inclusivo em Moçambique e como podemos chegar às pessoas nas zonas remotas com benefícios do crescimento inclusivo”, afirmou.
Nesta linha, foi destacado o empenho do Reino Unido na transição energética e na promoção das energias renováveis em Moçambique, como forma de estimular o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida das populações. “Estamos a trabalhar muito na transição energética de Moçambique e na área das energias renováveis, e como podemos chegar às zonas remotas com pequenos sistemas solares, por exemplo, e a energia para impulsionar mais a economia”, explicou a Alta Comissária. O encontro reforçou o compromisso de Moçambique e do Reino Unido em fortalecer laços comerciais, atrair investimentos sustentáveis e promover iniciativas que impulsionem o desenvolvimento económico inclusivo no país.