
MAPUTO, 30 DE MARÇO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, participou neste domingo na cerimónia alusiva às celebrações do Ide-Ul-Fitre, realizada no município da Matola, em Maputo. O evento, que marca o fim do mês sagrado do Ramadan, reuniu fiéis, líderes religiosos e autoridades do país para um momento de reflexão e confraternização, reforçando o espírito de unidade e harmonia entre os moçambicanos.
Na sua intervenção, o Chefe de Estado felicitou a comunidade muçulmana, estendendo os seus votos de uma celebração abençoada. “Nós estamos aqui para, a partir daqui, desejar um Ide Mubarak a todos os irmãos muçulmanos do Rovuma ao Maputo e em todo o mundo”, afirmou o Presidente Chapo, destacando a importância do jejum não apenas como um exercício espiritual, mas também como um benefício para a saúde física.
O estadista partilhou uma reflexão sobre os ensinamentos que recebeu de um irmão muçulmano acerca do significado do jejum. “Disse-me que todo o ser humano devia jejuar e explicou de uma forma muito simples: ‘Presidente! Imagine uma viatura que depois de ser comprada não muda óleo, não muda os filtros, não muda nada. O que vai acontecer com a viatura?’”, recordou o Presidente da República, enfatizando que o jejum funciona como uma forma de purificação do corpo, tal como a manutenção de um automóvel prolonga sua durabilidade.
O Sheikh Aminuddin Muhamad, presidente do Conselho Islâmico de Moçambique, saudou a presença do Presidente da República e enfatizou a necessidade da paz e estabilidade para o progresso do país. “Conte com os nossos votos também. Nós queremos paz, senhor Presidente. Queremos paz no país, estamos cansados de conflitos”, declarou o Sheikh, apelando à harmonia e reconciliação entre todos os moçambicanos.
O líder religioso sublinhou que o desenvolvimento nacional depende directamente da estabilidade e convívio pacífico entre os cidadãos. “Esta grandiosa tarefa Deus incumbiu a si, Sua Excelência Presidente. Então, nós também pedimos Allah, invocamos para tenha muita força nesta tarefa importante, de dar continuidade, trazer a tão almejada paz, desenvolvimento e progresso para o nosso país”, concluiu.
A participação do Presidente Daniel Chapo na celebração do Ide-Ul-Fitre reflecte o reconhecimento e respeito pelas tradições e valores da comunidade muçulmana, promovendo a unidade e a convivência harmoniosa no país. Durante o Ramadan, o Chefe de Estado fez questão de participar de momentos de Iftar com os fiéis, reforçando o seu compromisso com o diálogo inter-religioso e inclusão social.
O Ide-Ul-Fitre é uma data de grande significado para os muçulmanos, simbolizando gratidão, partilha e a renovação dos valores de fraternidade e amor ao próximo. Durante a cerimónia, os participantes destacaram a importância da solidariedade e da paz como pilares fundamentais para o fortalecimento da sociedade moçambicana. A presença do Presidente da República na celebração ocorre um dia depois de ter endereçado uma mensagem oficial de saudação à comunidade muçulmana pelo fim do Ramadan. Na mensagem, o Chefe de Estado reconheceu o papel essencial dos muçulmanos na construção de uma sociedade mais justa, coesa e solidária, reiterando o compromisso do seu governo com a paz e o desenvolvimento inclusivo de todos os moçambicanos.