
MAPUTO, 29 DE MARÇO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, terminou hoje a visita de trabalho à província de Nampula com uma nota positiva, ao notar a resiliência da população face aos vários desafios que enfrenta. Durante a conferência de imprensa de balanço da visita, o Chefe de Estado deixou recomendações para a continuidade do desenvolvimento da província, destacando a necessidade de reforçar a paz, a produção agrícola, o combate à cólera e a redução dos acidentes de viação.
O Presidente Chapo explicou que a sua deslocação a Nampula ocorreu após visitas às províncias de Niassa e Cabo Delgado, com o objectivo de avaliar o desempenho dos órgãos locais.
O estadista reconheceu os desafios que a província enfrenta, incluindo os impactos dos três ciclones recentes, a destruição de infra-estruturas, a ocorrência de manifestações violentas e a actual epidemia de cólera. No entanto, destacou a resiliência da população: “A província continua resiliente, continua a trabalhar, e o que provou este aspecto é o nível de presença e da aderência das populações por todos os locais por onde passei”.
Preocupado com a desinformação sobre a cólera, o Presidente Chapo denunciou ataques contra profissionais de saúde e líderes comunitários: “Há pessoas que estão a ser violentadas, como os nossos agentes polivalentes alimentares de saúde, APEs, que querem salvar a vida das pessoas […]. Isto até leva à destruição de centros de saúde, destruição de escolas, não faz sentido nenhum”. O governante apelou à população para adoptar medidas de higiene para conter a propagação da doença.
Em Namachilo, um dos pontos que parou para saudar a população, o Presidente da República enfatizou a importância da paz e reconciliação. “Deixamos uma mensagem de não à violência, porque a violência gera violência, deixamos uma mensagem de não ao ódio, porque o ódio gera ódio”, frisou, reforçando a necessidade de união entre moçambicanos para o desenvolvimento do país.
Durante a visita ao distrito de Rapale, o estadista deslocou-se à empresa Novos Horizontes, um investimento de 25 milhões de dólares norte-americanos na indústria avícola. No entanto, a empresa enfrenta desafios na importação de soja e na produção de milho. O Chefe de Estado garantiu que o Governo trabalhará com o Banco Central e os bancos comerciais para superar as dificuldades e apoiar a continuidade do projecto.
O Presidente da República falou igualmente da reunião com os órgãos de administração local (administradores distritais, chefes de postos e localidades) para discutir desafios locais, como a degradação das vias de acesso devido aos ciclones. “Falamos também dos desafios relacionados com a necessidade de mobilizarmos a população para a paz e reconciliação e para o saneamento do meio”, declarou. No encerramento da visita, o dirigente apresentou recomendações concretas, incluindo a necessidade de consolidar a paz, incentivar a produção agrícola para impulsionar a industrialização e reforçar acções contra a cólera. “Temos que trabalhar para mobilizar a nossa população a observar as medidas de higiene individual e colectiva”, alertou.