MAPUTO, 29 DE MARÇO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Chapo, realizou neste sábado um comício popular no distrito de Mogovolas, província de Nampula, onde reafirmou o compromisso do seu governo em trabalhar em proximidade com a população para resolver os desafios locais. Durante o encontro, o Chefe de Estado anunciou medidas concretas para melhorar o acesso aos serviços de saúde, abastecimento de água e electrificação das localidades, além de incentivar o empoderamento económico de jovens e mulheres.

“Estamos a trabalhar na nossa província de Nampula e decidimos que não podemos regressar a Maputo sem chegar ao distrito de Mogovolas para conversarmos com a população”, afirmou o estadista, destacando a importância do contacto directo com os cidadãos para uma governação participativa. No seu discurso, enfatizou os princípios de unidade nacional, paz e diálogo inclusivo, agradecendo à população pela confiança depositada no seu mandato.

Um dos momentos mais marcantes do comício foi o anúncio da alocação de uma nova ambulância para o distrito, em resposta a uma preocupação apresentada pela população sobre a falta de condições no transporte de doentes. “O nosso ministro da Saúde, que está aqui connosco, vai mandar uma ambulância, uma ambulância nova para Mogovolas”, garantiu o estadista, reforçando o compromisso do seu governo com a melhoria dos serviços de saúde. O Presidente da República também tomou nota da necessidade de melhorar as condições do Bloco Operatório destruído durante as manifestações violentas, um dos problemas levantados durante o encontro.

Na mesma linha, o Presidente Chapo anunciou a construção de 15 furos de água para melhorar o abastecimento no distrito, dos quais nove já estão abertos. Também revelou que já está em curso a electrificação de postos administrativos e localidades, como forma de garantir melhores condições de vida e impulsionar o desenvolvimento económico da região.

Atento às dificuldades enfrentadas pelos jovens e mulheres empreendedores, o Chefe de Estado falou do Fundo de Desenvolvimento Económico Local. “Este fundo vai chegar a todos os distritos de Moçambique, incluindo aqui em Mogovolas. Com este fundo, a nossa juventude, as mulheres, os homens aqui em Mogovolas, no posto administrativo, na localidade, até na povoação, o nosso povo, vão poder ter dinheiro para fazer negócio”, explicou.

O estadista também apelou à preservação da paz como factor fundamental para o progresso do país. “Se nós quisermos a paz e a reconciliação entre irmãos, vamos semear o amor. Quem semeia reconciliação, vai colher reconciliação, e isso começa em casa”, disse, frisando a importância de se evitar a violência e promover a harmonia social.

A população de Mogovolas enalteceu os feitos alcançados pelo governo, mas também apresentou diversas reivindicações, como a reabilitação de vias de acesso, construção de instituições de ensino técnico-profissional, financiamento de projectos para jovens e mulheres, expansão da rede eléctrica e melhoria da qualidade do fornecimento de energia.

A população pediu ainda a construção de unidades sanitárias, postos policiais e salas de aula melhoradas. O Presidente da República garantiu que vai mandar uma equipa do Instituto de Comunicação Social para Mogovolas para fazer o levantamento e repor rapidamente a Rádio Comunitária, vandalizada após três meses da sua construção.

Outro pedido apresentado foi a construção de um campo de futebol com pista para atletismo, com o objectivo de incentivar a prática desportiva entre os jovens. Além disso, a população pediu que o Presidente Chapo continue a promover o diálogo para a consolidação da paz e estabilidade.

Outrossim, o Chefe de Estado exortou a população ao trabalho e à preservação dos bens públicos. Também incentivou boas práticas de saneamento básico para prevenir doenças e melhorar as condições de vida nas comunidades. “Nossa tarefa é aproximar ao povo, ouvir as preocupações do povo e resolver os problemas do povo”, concluiu o Presidente Chapo, reforçando o compromisso do governo em continuar a trabalhar para o bem-estar dos moçambicanos.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*